Página Interna

Cearense com uma pitada gourmet: Confira releitura de pratos clássicos

Nos insumos ou nas técnicas, nas entrelinhas de cada sabor, há de se reconhecer uma culinária cearense. Para deixar os pratos ainda mais apetitosos e com uma pitada gourmet, chefs cearenses estão criando releitura de pratos típicos da nossa culinária e acrescentando elementos essenciais para desenvolver pratos criativos e saborosos. Você faz ideia de quais pratos da nossa terra já se tornaram gourmet, mas sem perder a essência? Vem que a gente te mostra! 

Um dos pratos reinventados foi a clássica tapioca. Um dos destaques é a tapioca com carne do sol, que pode ganhar ainda a incrementação da crosta de catupiry por cima. Humm, deu água na boca, né? Você pode encontrar diferentes formas de rechear sua tapioca, mas sem perder a essência cearense, na Empório da Tapioca, Mercado do Café e Benévolo Café e Gelato. 

Um restaurante que se destaca não apenas por reinventar e usar os insumos cearenses, mas também por utilizar o artesanato local em suas peças de cozinha é O Mar Menino. Conceituado pelo público local como um dos melhores restaurantes da região, um dos carros-chefs do local é o Arroz Serrano. Feito inteiramente com ingredientes advindos de serras locais, a exemplo do Maciço do Baturité, a iguaria leva cogumelos, café e feijão frito, além de arroz arbóreo presente no Estado há 150 anos.

Trazendo elementos que lembram o Sertão para dentro da culinária, a chef Van Regis, que já participou até do ex-programa da Angélica na Rede Globo  (Estrelas), mostra o poder da culinária cearense através dos seus pratos. A chef tem no cardápio do Culinária da Van o ABC do Sertão: Carne de Sol no Bafo, acompanhada de purê de macaxeira, arroz branco e farofinha. Uau, irresistível, né? Para quem gosta de feijoada e petisco, no restaurante também podemos encontrar bolinho de feijoada. Isso mesmo! Um dos mais tradicionais petiscos idealizados pela Van. 

Gostou das nossas dicas? Comenta se tem outro chef ou restaurante que podemos conhecer e que recriam pratos cearenses constantemente.

Apoio e patrocinio