Página Interna

Ceará inaugura novo cabo submarino de fibra ótica

Após o lançamento de mais um cabo submarino que conecta o Brasil à Europa, Fortaleza é considerada o ponto maior de entroncamento de cabos de fibra óptica no mundo. O 16º cabo de fibra pertence à empresa portuguesa EllaLink iniciou a sua operação no mês de junho.

Localizado na Praia do Futuro, a nova conexão vai reduzir em até 50% a latência, ou seja, o chamado tempo  de resposta na transmissão de dados entre os dois continentes. O cabo de alta capacidade fica entre Fortaleza e Sines, em Portugal, com 6 mil km de extensão e um investimento privado de 150 milhões de euros, cerca de 1 bilhão de reais. É o primeiro cabeamento de alta capacidade a ligar diretamente o Brasil à Europa, pois antes a conexão estava sendo via Estados Unidos.  

Os 16 cabos submarinos de fibra ótica em operação são capazes de interligar o Brasil com a África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul, estima-se que até o fim de 2021, 18 cabos operantes estejam localizados na Capital cearense. As informações são do database especialista em mercado de telecomunicações, o Telegeography.

Apoio e patrocinio