Página Interna

Banco Central cria ferramenta que identifica se CPF foi usado para fazer empréstimo 

Apesar de ter sido bastante reforçada nos últimos anos a segurança dos dados digitais, ultimamente muitas pessoas têm ficado com receosa da abertura de contas ou realização de dívidas por estelionatários em seu nome. Entretanto, o Banco Central do Brasil disponibiliza uma ferramenta para consultar se contas foram abertas ou se dívidas foram geradas em seu nome: o registrato.

O cadastro simples no registrato do BC já permite que o cidadão consulte todas as contas bancárias abertas em seu nome, além de informar que dívidas bancárias você possui, bem como consultar a abertura de chaves Pix ligadas ao seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como fazer?

Para acessar o registrato do Banco Central, o usuário precisa entrar no site do Bacen e clicar em Primeiro Acesso para Pessoa Física. A realização desse cadastro exige que você tenha conta em um desses bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi. Dentro do seu aplicativo do banco, procure pela opção “registrato do Bacen”.

Abra o site de cadastro do Registrato; ele irá pedir por um Pin para concluir seu cadastro. Esse Pin estará na opção “registrato do Bacen” dentro do app da sua instituição financeira. Você tem cinco minutos, então seja rápido! Depois de concluir o cadastro, faça o login com seu CPF e peça os relatórios sobre endividamentos, contas abertas, pix e operações cambiais realizados no seu nome.

Gostou da dica? Compartilha essa informação com quem você acha que será útil

Apoio e patrocinio