Página Interna

Artigo por Regis Sá Vieira: Cuide da saúde ocular dos seus filhos

Quem se preocupa com a saúde dos filhos não pode esquecer de ficar atento à saúde ocular das crianças! Isso mesmo, pois além do teste do olhinho que é feito quando os pequenos ainda são bebês, é preciso visitar o oftalmologista ao menos uma vez por ano. Outra importante recomendação dos especialistas é que essa primeira visita aconteça até os três anos de idade.

Não se deve esperar que a criança reclame de uma baixa de visão. Isso porque, muitas vezes, ela já nasce com uma baixa na visão e acha que aquilo é normal, e, por consequência, não vai reclamar isso aos pais. É algo que se percebe muitas vezes bem lá na frente pelos próprios pais ou mesmo pelos professores e educadores. Quando esse quadro é detectado antecipadamente é possível detectar uma ambliopia, controlar uma miopia, evitar dificuldades no aprendizado, entre outros fatores prejudiciais. Por isso, que é extremamente importante levar criança o quanto antes ao profissional especializado para que essas alterações sejam identificadas de forma precoce.

A recomendação é que antes dos três anos de idade os pais levem seus filhos ao oftalmologista. As crianças devem ser acompanhadas anualmente. Os estudos revelam que existem ao menos 8% de erros refrativos nas crianças antes dos quatro anos de idade. Logo, quanto mais cedo iniciarmos esses cuidados, mais chance temos de prevenir ambliopia e cegueira, garantindo o desenvolvimento ocular das crianças.

 

Dr. Regis Sá Vieira

Oftalmologista

Apoio e patrocinio