Página Interna

Aprenda a fazer deliciosos pães caseiros em casa

Pãozinho quentinho no café da manhã já é tradição na casa dos brasileiros, pensando nisso preparamos para os nossos leitores algumas receitas de pães caseiros. Você pode fazer a receita na companhia dos seus filhos, avós, pais ou tios.

Pão caseiro

o 500 (ml) de água

o 1000 gramas de farinha de trigo

o 1 unidade de ovo

o 20 gramas de fermento biológico fresco

o 2 colheres de sopa de manteiga

o 2 colheres de sopa de açúcar

o 1 colher de sopa de sal

Modo de preparo

Dissolva o fermento no açúcar, acrescente metade da água morna, mexa bem e incorpore o sal, a manteiga e o ovo. Despeje a farinha peneirada e o restante da água aos poucos, regulando para a massa chegar ao ponto de desgrudar das mãos. Coloque toda a água somente se necessário. Esta massa fica meio mole.

Trabalhe bem a massa por aproximadamente 20 minutos. Coloque para descansar em local protegido da luz e do vento até dobrar de volume. Fure a massa para abaixar e modele os pães. Acomode-os em uma assadeira untada e deixe dobrar de volume em local protegido da luz e do vento. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.

Pão de requeijão

      Ingredientes

  • 10g de fermento biológico seco (ou 30g de fermento)
  • 3 colheres de sopa de açúcar (45g)
  • 2 colheres de sopa de leite em pó (16g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara de leite morno (240ml)
  • 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso (60g)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga (36g)
  • 1 ovo inteiro e 1 gema
  • 3 a 5 xícaras de farinha de trigo (500 a 700g)

       Modo de preparo

Em um recipiente coloque o fermento, o açúcar, o leite em pó e o sal e misture bem. Agora junte o leite, o requeijão, a manteiga, o ovo e a gema. Misture tudo e aos poucos coloque a farinha de trigo até que a massa fique mais firme. Cuidado com a quantidade de farinha, a massa precisa soltar das mãos, mas deve se manter macia e úmida ao toque. Quando a massa ganhar consistência, você deve sovar por no mínimo 5 minutos ou até que a massa fique lisa e bem elástica.                                           

Quando a massa chegar ao ponto devolva para o recipiente levemente untado com óleo e deixe descansar por cerca de 1 hora ou até que a massa dobre de volume. Depois deste tempo divida a massa como preferir, modele os pães e transfira para uma forma untada em enfarinhada.

Leve para descansar por 30 minutos para recomeçar a fermentação. Depois deste tempo, pincele os pães como 1 gema e faça um corte sobre cada um no sentido do comprimento dele. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que os pães fiquem douradinhos por cima.

Agora é só servir e quem quiser também pode rechear os pães com queijo cheddar, calabresa, entre outros. 

Apoio e patrocinio