Página Interna

A importância da preparação psicológica para conviver com as mudanças no corpo

Ao longo da vida o corpo feminino passa por diferentes ciclos e quando falamos de saúde da mulher, é preciso entender a importância e os cuidados essenciais para cada fase da vida. As mudanças no corpo, os ciclos menstruais e a produção de hormônios precisam ser observados de perto e com consultas regulares ao ginecologista. Além disso, uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são fatores importantes para manter a qualidade de vida e evitar doenças. O cuidado com a saúde mental também não pode ficar de lado.

A alteração hormonal faz com que as mulheres tenham mudanças no humor, podendo ter alguns sintomas depressivos. As mulheres que tenham tido um diagnóstico prévio de transtornos do humor e depressão podem apresentar piora nos sintomas nesse período.

De acordo com a psicóloga Karla Rolim, a menopausa não é somente uma fase de transformações biológicas na vida das mulheres. Ela também causa modificações psicológicas variadas que podem impactar no comportamento e no bem-estar. “Uma das principais alterações é percebida no humor. O estado de humor da mulher intercala entre tristeza, contentamento, irritabilidade, melancolia e angústia. A mulher fica um pouco instável, se não cuidada devidamente. Além dos sintomas físicos, o momento da vida de cada mulher pode acentuar ou suavizar o seu estado de humor.  Fazer psicoterapia é importante nessa fase para ajudar a ter um modo de vida saudável e ativo”.

Apoio e patrocinio