Página Interna

A cirurgia de catarata como oportunidade de melhorar sua visão

Antigamente, o diagnóstico de catarata por um oftalmologista era motivo de angustia e preocupação com os resultados visuais. Com o advento de novas técnicas cirúrgicas associadas a novas tecnologias de aparelhos, materiais cirúrgicos e lentes intraoculares, a cirurgia de catarata tornou-se uma ótima oportunidade de melhora da visão do paciente!

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino (lente do olho) opacificado por uma lente artificial transparente possibilitando que a luz volte a entrar no globo ocular e permitindo a formação nítida da imagem. Anteriormente, a cirurgia de catarata exigia rígida e longo período de recuperação pós-operatória e os resultados nem sempre eram satisfatórios. Atualmente, o advento da moderna cirurgia de catarata pela técnica de face emulsificação com implante de lente intraocular de alta tecnologia representa uma verdadeira revolução nos resultados visuais, aliado a um tranquilo pós-operatório.

A evolução da medicina, e em especial da oftalmologia, proporcionou microscópios cirúrgicos precisos, equipamentos de alta tecnologia e confiabilidade, além de materiais especiais que tornaram possível a substituição do cristalino opaco por uma lente artificial específica, personalizada e flexível através de um procedimento rápido e indolor. Toda esta evolução tecnológica associada a novas técnicas cirúrgicas proporcionam atualmente uma excelente recuperação visual.

Existem vários tipos de catarata sendo a mais comum é a senil, associada ao envelhecimento e quanto mais avançada maior a opacificação e pior a qualidade de visão. Nos anos passados, era necessário deixar a catarata ficar “madura”, pois os riscos associados à cirurgia “antiga” não justificavam uma cirurgia precoce. Atualmente, com a redução destes riscos por conta das tecnologias supra mencionadas associadas a uma avaliação pré-operatória cuidadosa, realiza-se a cirurgia mesmo na fase inicial.

Um dos grandes avanços da moderna cirurgia de catarata é a possibilidade de correção do grau (erro de refracional) pré-existente. Pacientes com diagnóstico de catarata tem a possibilidade e a oportunidade de não necessitarem mais de óculos/ lentes de contato, ou pelo menos, diminuir a dependência destes. Equipamentos computadorizados permitem o cálculo preciso do grau da lente intraocular (LIO) que ao ser implantada, corrige o erro refracional (hipermetropia, miopia ou astigmatismo) reduzindo ou anulando a dependência do uso de óculos. Assim, o tipo da LIO implantada é um fator determinante da maior ou menor dependência de óculos após a cirurgia.

A recuperação da qualidade visual pós-cirurgia de catarata é um aspecto que traz grande impacto na qualidade de vida do paciente. Com as lentes intraoculares (LIO) substituindo o cristalino opacificado, as cores ficam mais vivas, a visão fica mais clara e nítida, melhorando a sensibilidade ao contraste e de detalhes. Assim, a moderna cirurgia de catarata apresenta-se atualmente como uma excelente oportunidade de melhorar a visão e consequentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Régis Sá Vieira
MÉDICO OFTALMOLOGISTA – CRM 7514/CE RQE 6890
Ex-residente da Clinica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte
Especialista em Glaucoma e Cirurgia do Segmento Anterior/Catarata pela Clinica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte
Contato (85) 99616-9002
Instagram: @drregissavieira

Apoio e patrocinio