Cogerh celebra 30 anos de história e homenageia servidoras pioneiras

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Reprodução/Governo do Estado

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) celebrou seus 30 anos de história nesta terça-feira (27), realizando um trabalho crucial para o desenvolvimento do Ceará. A companhia realizou uma cerimônia no Museu da Imagem e do Som (MIS) com o objetivo de homenagear servidoras pioneiras com o troféu “Mulheres das Águas”. Participaram do momento autoridades como Jade Romero, vice-governadora e secretária das Mulheres, e Robério Romero, secretário dos Recursos Hídricos.

Criada em 1993, a empresa tem objetivo de gerir os recursos hídrico do Estado, junto ao seu corpo técnico, por meio de uma gestão participativa com a sociedade civil, usuários de água bruta e poder público. Vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), a Cogerh é responsável pela operação, manutenção e monitoramento do que representa 90% da capacidade total de acumulação hídrica do Estado.

“A gratidão é a memória do coração e o Estado do Ceará tem muita gratidão a todos os que constroem a gestão dos recursos hídricos do Ceará”. Jade Romero pontuou a felicidade pelo reconhecimento feminino na cerimônia. “Trazer esse recorte de gênero para essa cerimônia, homenageando as servidoras mulheres, é muito importante para o reconhecimento de todo o nosso trabalho” enfatiza Jade Romero, expressando sua felicidade em fazer parte desse momento.

A secretária também pontuou a importância de uma empresa como a Cogerh. “Esses 30 anos da Cogerh me trouxeram à memória a dificuldade que vivíamos no começo dos anos 90. Um momento desafiador de racionamento de água. E graças à Cogerh conseguimos uma segurança hídrica, uma estrutura, e conseguimos manter a fé do nosso povo”.

Foto: Reprodução/Governo do Estado

Durante o momento, o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro afirma que “Para mim é uma honra compartilhar esse momento com todos. A Cogerh tem uma linda história de gestão de recursos hídricos, é referência nacional neste âmbito”, pontuou. A Companhia, que se afirmou pouco a pouco e chegou em meio a sérios períodos de seca no Estado, hoje administra os mais importantes açudes públicos estaduais e federais, além de reservatórios, canais e adutoras.”

A Cogerh trouxe, junto com sua história, esperança de água para todos no sertão. Yuri Castro, presidente da Cogerh, pontua: “O momento é de festa e reconhecimento. Eu entrei no primeiro concurso e falar das ações de Cogerh é falar de um trabalho de destaque. Tudo isso devemos aos nossos servidores, que transformaram a realidade de muitos. E quero agradecer a nossa gestão participativa, que sempre foi a base da nossa gestão”, afirmando que o sentimento de fazer a diferença na vida dos cearenses é o que motiva o trabalho diário da instituição.

Foto: Reprodução/Governo do Estado

A representante dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Rosângela Teixeira, parte ativa da gestão administrativa, destaca durante o momento a diferença que a Companhia faz na vida daqueles que mais precisam e a voz que ela dá por meio da sua metodologia de trabalho, sendo fundamental e atuando como suporte e apoio desde para a mobilização de uma reunião, mobilização de instituições, da sociedade civil e poder público municipal, estadual e federal.

Ainda durante a cerimônia, mulheres pioneiras e ainda contribuintes com a gestão de recursos hídricos do Estado, foram homenageadas. Rosana Garjulli foi uma das primeiras servidoras da Cogerh, e conta a respeito da união da sua vida e da Companhia. “Eu entrei no primeiro concurso da Cogerh, sou socióloga e entrei no grupo que foi selecionado para trabalhar a questão da organização dos usuários de água. Eu fui gerente dessa área por anos e foi o meu trabalho na Cogerh, a importância que essa empresa representa, que fui trabalhar na Agência Nacional de Águas”, contou.

Foto: Reprodução/Governo do Estado

O evento contou com a homenagem às três primeiras mulheres integrantes da equipe por meio do primeiro concurso da Cogerh: Rosana, Inah Maria, como advogada, e Márcia Sampaio, como bibliotecária. Dado o emocionante momento de reencontro com suas antigas colegas, Rosana comemora:  “Isso é muito significativo, é muito emocionante encontrar essas mulheres, essas primeiras mulheres, que montaram a metodologia de trabalho que foi aperfeiçoada e fez a Cogerh ser o que é hoje”, conclui. Figuras como Maria Margarida Pereira da Silva e Maria Josefa do Nascimento, membros do Comitê de Bacias do Ceará, também foram homenageadas.

Por fim, em comemoração aos seus 30 anos, a Cogerh foi homenageada com o filme “Águas do Ceará – Entre a Seca e Esperança”, um projeto audiovisual que conta a história sobre o papel crucial da gestão dos recursos hídricos do Ceará, tendo a Cogerh como centro deste processo. O projeto combina elementos de documentário, animação e poesia e permite que o público mergulhe na relação entre o povo cearense e o recurso mais precioso da região: a água.

Foto: Reprodução/Governo do Estado

29 de fevereiro de 2024 às 9:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio