Cláudia Abreu apresenta o monólogo ‘Virgínia’ em Fortaleza
Por Redação - Conexão085

A Caixa Cultural Fortaleza recebe, de 28 a 30 de março, o espetáculo teatral Virginia, protagonizado pela atriz, Cláudia Abreu. O monólogo marca a estreia da atriz como autora teatral e é inspirado na vida e obra da renomada escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941). Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria da Caixa Cultural a partir de 21 de março.
Virginia é fruto de uma profunda conexão entre Cláudia Abreu e a obra de Virginia Woolf, desenvolvida ao longo de mais de cinco anos de pesquisa e experimentação. A peça utiliza o recurso literário característico da escritora: o fluxo de consciência, que dá voz às personagens reais e imaginárias que povoavam sua mente. Este é o primeiro monólogo da carreira de Cláudia Abreu e também sua estreia como dramaturga.
A relação da atriz com Virginia Woolf começou em 1989, quando ela atuou na peça Orlando, dirigida por Bia Lessa. Aos 18 anos, Cláudia teve seu primeiro contato com a autora de clássicos como Mrs. Dalloway, Ao Farol e As Ondas. No entanto, foi em 2016, após uma indicação de uma professora de literatura, que ela mergulhou de cabeça no universo de Woolf, lendo e relendo suas obras, biografias e diários. Esse mergulho inspirou-a a criar o espetáculo.
Cláudia Abreu destaca que a peça representa um marco de maturidade em sua carreira. “O texto vem desse desejo de falar sobre o que me toca, sobre o ser humano, as dores da existência, as incertezas na criação artística e a condição da mulher, tanto no passado quanto no presente. Não conseguiria interpretar uma personagem tão complexa sem a vivência que tenho hoje”, reflete a atriz.
A direção do espetáculo é assinada por Amir Haddad, renomado diretor com reconhecimento nacional e internacional, conhecido por suas produções que transitam entre o teatro tradicional e as manifestações populares. A codireção é de Malu Valle, atriz, cantora e diretora com uma carreira consolidada no teatro e no cinema.
Virginia já foi assistida por mais de 45 mil espectadores no Brasil e no exterior. Após sua apresentação em Fortaleza, o espetáculo seguirá para as Caixas Culturais de Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.
Sobre Cláudia Abreu
Nascida no Rio de Janeiro, Cláudia Abreu é atriz, produtora e roteirista. Protagonizou grandes sucessos da televisão, como Que Rei Sou Eu?, Barriga de Aluguel, Pátria Minha e Cheias de Charme. No cinema, foi indicada ao Prêmio Guarani por Tieta do Agreste e integrou o elenco de O Que É Isso, Companheiro?, filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Reconhecida por sua versatilidade, Cláudia já atuou em diversos gêneros, conquistando o público em novelas, filmes e peças teatrais.
Serviço
Espetáculo: Virginia
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 28, 29 e 30 de março (sessão do dia 30 com tradução em Libras)
Horários: Sexta e sábado, às 19h | domingo, às 16h
Ingressos: R30(inteira)eR 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei)
Venda: Na bilheteria da CAIXA Cultural a partir de 21 de março
Funcionamento da bilheteria: Terça a sábado, das 10h às 20h | domingo e feriados, das 10h às 19h
Classificação indicativa: A partir de 12 anos
Informações: (85) 3453-2770
19 de março de 2025 às 17:00