Página Interna

Cinquentenário da Fundação Edson Queiroz será homenageado na Câmara dos Deputados

Sessão solene acontecerá dia 24 de maio, às 10h, no plenário da Casa Legislativa, em Brasília. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, instituição cearense que promove o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste, serão homenageados pela Câmara dos Deputados, em sessão solene que acontecerá no dia 24 de maio, às 10h, no plenário da Casa Legislativa, em Brasília.

De autoria do deputado federal Idilvan Alencar, a homenagem tem a intenção de ser uma retribuição do poder legislativo à atuação da Fundação em benefício dos cearenses e dos brasileiros. Estarão presentes autoridades e gestoras da instituição, bem como deputados e senadores, convidados e público em geral.

A presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha ressalta que a sessão solene da Câmara dos Deputados é uma homenagem à atuação da Fundação Edson Queiroz nas áreas de ensino, pesquisa, responsabilidade social, arte e cultura.

“Por meio da Unifor, a fundação tem condições de levar seus programas e benefícios nessas áreas a diversos públicos, das mais diferentes classes sociais e faixas etárias. E uma vez que o Congresso Nacional é a Casa do Povo, não temos dúvida de que essa homenagem é um reconhecimento de toda a população cearense ao trabalho que começou há 50 anos, pelas mãos de meus pais, Edson e Yolanda Queiroz”, conclui.

Fundação Edson Queiroz

Criada em 26 de março de 1971, a fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera. O maior entre os projetos sociais encampados pela fundação se materializou na criação da Universidade de Fortaleza, a Unifor.

Com a criação da nova universidade, ampliava-se o acesso ao ensino superior, com garantia da formação de recursos humanos e capacitação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento regional. Inaugurada em 1973, a universidade investe desde os seus primeiros dias, diariamente, em ensino, arte, cultura e desporto.

A Universidade de Fortaleza chega em 2022 com 40 cursos de graduação, cerca de 300 salas de aula e 400 laboratórios especializados, com mais de 1.100 professores, sendo 80% mestres e doutores. Já graduou aproximadamente 100 mil alunos e diplomou outros 7 mil pós-graduados. Atualmente, a Unifor é considerada a melhor universidade particular do Brasil, pelo conceituado ranking educacional britânico Times Higher Education (THE), além de obter igual desempenho em diversos outros rankings, nacionais e internacionais.

Topo Logo

Apoio e patrocinio