Chef Miriam Muniz ensina como preparar lasanha de beringela para almoço neste domingo (3)
Por Redação 085 - Conexão085
Domingo é o dia perfeito para reunir a família e preparar um almoço saboroso. A sugestão deste domingo (3) é a lasanha de berinjela, uma opção versátil que substitui as tradicionais massas, tornando o prato mais leve e rico em fibras. Além disso, é uma ótima maneira de aproveitar ingredientes frescos e saudáveis. A chef Miriam Muniz detalha o passo a passo de como fazer essa delícia gastronômica.
Ingredientes e Modo de Preparo
*Para os ingredientes serão necessários: três berinjela, duas½ xícaras (chá) de muçarela ralada (cerca de 300 g) , duas xícaras (chá) de molho de tomate caseiro, manjericão e queijo parmesão ralado a gosto
*Para empanar
dois ovos
duas xícaras de farinha de trigo
* Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta).
* Lave, seque e descarte os cabos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte as berinjelas em fatias de cerca de um cm, no sentido do comprimento.
* Empane a berinjela no trigo, ovo e farinha de rosca.
* Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de um minuto de cada lado – não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante.
* Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm, distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo muçarela, ralado. Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado.
* Finalize com manjericão fresco.
* Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.
Miriam Muniz conta se possui alguma técnica especial para utilizar no preparo “Na verdade, mais dicas do que técnica, o molho de tomate precisa ser fresco com bastante manjericão. O cuidado no corte da berinjela para ser fatias mais finas”, conta a chef.
A profissional descreve o prato como “Uma explosão de sabores e texturas diversas, o crocante da berinjela que foi empanada, o molho que se mistura com o queijo derretido e aquele puxa, e aquele aroma que só o manjericão transmite no prato”, detalha Miriam, que também indica vinho tinto para acompanhar a lasanha de berinjela.
Em relação à expectativa de quem experimenta o prato, a chef acredita que o prato faz com que o degustador(a) se sinta abraçado(a) e se surpreenda em não ter nada de carne e ser tão saboroso.
Chef Miriam Muniz
Miriam fala sobre o que a motivou a seguir a carreira de chef de cozinha. “A arte de misturar sabores me encanta e a cozinha me inspira a criar”, revela a chef. Para Miriam, a experiência mais marcante da chef foi cozinhar no Copacabana Palace; e fazer churrasco no palco da festa do peão no município de Barretos, em São Paulo. A chef conta sobre como desenvolve novos pratos e menus. “Quando eu vou fazer o cardápio de um cliente de restaurante, eu estudo os insumos da região, a clientela, o estilo do ambiente. Às vezes, até uma louça me inspira a criar um prato”, conta a profissional. A respeito das fontes de inspirações na cozinha, a chef conta que, além do caderninho das tias e da mãe, livros e documentários sobre gastronomia também não ficam de fora. Miriam detalha sobre como incorpora sazonalidade e frescor nos seus pratos. “Hoje temos um mercado bastante interessante e bem diversificado, usando a criatividade na elaboração de uma ficha técnica, eu sempre deixo algumas opções de trocas de insumos para um período de sazonalidade”, revela Miriam.
3 de novembro de 2024 às 11:00