Centro de Excelência para Transição Energética do SENAI Ceará recebe visita de pesquisadores e empresários holandeses
Por Redação 085 - Conexão085
O SENAI Ceará recebeu, nesta quinta-feira (10), a visita de uma comitiva de pesquisadores de universidades e representantes de empresas holandesas ao Centro de Excelência para Transição Energética Professor Jurandir Picanço, localizado na unidade SENAI da Barra do Ceará, em Fortaleza. Por intermédio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, a comitiva veio ao estado com o objetivo de conhecer o que tem sido desenvolvido no âmbito de tecnologia e inovação voltado às energias renováveis e ao hidrogênio verde na indústria cearense.
A delegação contou com representantes das instituições: Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO), Universidade de Twente, Universidade de Utrecht, Universidade Tecnológica de Eindhoven, Porto de Roterdã, Green Energy Park Global, Hydrogen Architects, Soluforce, Fragomen, Regen Studio, RVO, além de representantes das equipes de Economia e Inovação do Consulado dos Países Baixos no Brasil.
Os visitantes foram recebidos no Centro de Excelência com um discurso de boas-vindas do consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, seguido de uma apresentação das atividades e da estrutura do SENAI no Ceará, ministrada pela Assessora Técnica para Transição Energética, Isabela Maciel. Foram detalhados aos holandeses o atual cenário de parcerias internacionais do Sistema FIEC e também o empenho das unidades SESI/SENAI no desenvolvimento do cenário ideal para o avanço das energias renováveis e da implantação do H2V em solo cearense.
“Essa foi mais uma excelente oportunidade de apresentar o potencial do SENAI Ceará, com destaque para o portfólio de educação, tecnologia e inovação, a um grupo de universidades holandesas. O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, tem feito um excelente trabalho de prospectar novos parceiros nacional e internacionalmente, e isso tem contribuído com o aumento do número de visitas de delegações estrangeiras como esta, organizada pelo consulado do Reino dos Países Baixos, que tem como foco promover a inovação entre Brasil e Holanda”, destacou Isabela.
Para Jurandir Picanço, o Centro de Excelência para Transição Energética rapidamente tem se tornado um grande exemplo de aglutinador de parcerias, atraindo o interesse de instituições internacionais pela credibilidade e qualidade dos produtos desenvolvidos nos laboratórios do SENAI. “Nós recebemos aqui uma missão que veio tratar sobre inovação na área do hidrogênio verde no Brasil. E eles tomaram o nosso Centro, aqui do SENAI Ceará, como uma referência a ser visitada. Conheceram a nossa estrutura e eu tenho a segurança de que daqui sairão novas parcerias após essa visita”, afirmou.
A comitiva europeia participou de uma visita guiada, na qual puderam conhecer de perto a infraestrutura do SENAI na Barra do Ceará, passando pelos laboratórios de pesquisa e pelos locais dos cursos voltados para as mudanças da matriz energética para fontes renováveis, como eólica, solar e o H2V.
O gerente do SENAI Barra do Ceará, Dennes Landim, também esteve presente no evento e reforçou o trabalho de excelência com validação internacional desenvolvido no Centro de Excelência, inaugurado em março deste ano, pela gestão do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
“A gente tem hoje quatro grandes laboratórios para trabalhar toda a parte de transição energética. Nós mostramos para eles toda a cadeia de produção de hidrogênio verde e de energias renováveis por meio dessas fontes. Dispomos de laboratórios de hidrogênio verde, de reparo de pás, toda a parte de energia solar, até a parte de segurança, que trabalha como vai ser a distribuição dessa produção”, detalhou Dennes.
Segundo o gerente, o grande objetivo dessa visita foi mostrar o potencial do SENAI Ceará para formar mão de obra qualificada e pronta para trabalhar neste cenário de transformação no setor energético. “A gente tem uma expectativa no Ceará de uma necessidade de mais de 80 mil profissionais para esse mercado de hidrogênio verde. Estamos aqui no SENAI formando hoje mais de mil profissionais com os nossos cursos desde a inauguração do Centro. Agora, é também reforçar o networking a nível mundial, não só no Ceará e no Brasil. Por isso, essa conexão com a comitiva holandesa é tão importante, para criarmos esses laços e abrir pontes para que nossos alunos também possam fazer visitas a outros países e conhecer as tecnologias desenvolvidas lá fora”, concluiu.
Ao longo da programação, os holandeses também puderam tirar dúvidas e trocar experiências com a equipe de Tecnologia e Inovação do SENAI Ceará. O Conselheiro de Inovação, Tecnologia e Ciência dos Países Baixos no Brasil e membro do consulado responsável pela delegação, Robert Thijssen, agradeceu pela oportunidade de conhecer mais sobre as iniciativas e serviços da indústria no Ceará e reforçou que o estado é tido mundialmente como um ponto estratégico e fundamental para a transição energética no cenário global.
“Nós viemos para cá com um grupo da Holanda que chamamos de Missão da Inovação, onde reunimos pesquisadores de universidades e empresas privadas. O objetivo é descobrir as oportunidades de colaboração junto a institutos de tecnologia no Brasil. No Ceará, o nosso foco é especialmente voltado ao hidrogênio verde, pois essa região do país tem muitas oportunidades de desenvolver tecnologia e apoiar a transição energética para todo o mundo”, contou Thijssen.
Também acompanharam a visita o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI, Carlos Egberto; a gerente de Educação Profissional do SENAI Ceará, Sônia Parente; o especialista em Mecânica do SENAI Ceará, Felipe Frutuoso; o especialista em Química do SENAI Ceará, Marques Neto; a especialista do SENAI Ceará, Gabrielly Silva; e a especialista em Serviços Tecnicos e Tecnológicos do SENAI Ceará, Eligenes Sampaio.
Na tarde desta sexta-feira (11/10), a delegação dos Países Baixos realizará uma visita institucional à Casa da Indústria, para conhecer as ações e serviços das demais casas do Sistema FIEC.
11 de outubro de 2024 às 16:34