Central Eólica Gravier começa operação de 71,4 mw em Icapuí
Por Redação - Conexão085
A Central Eólica Gravier, localizada em Icapuí, começou a geração de energia de todos os seus 17 aerogeradores. Com o acréscimo de 71,4 MW de capacidade instalada e investimento aproximado de R$ 400 milhões, a implantação da usina foi concluída com sucesso nos quesitos técnicos, operacionais, meio ambiente e saúde e segurança.
Capacidade
De acordo com o diretor administrativo de Gravier e gerente de Implantação na Aliança Energia, Carlos Henrique Afonso, a central Gravier tem a capacidade instalada equivalente ao consumo de 550 mil pessoas ou 180 mil residências com o compromisso de geração de energia limpa e renovável rumo à construção de um futuro mais sustentável.
Ligação ao SIN
A energia elétrica produzida em Gravier será interligada ao Sistema Interligado Nacional – SIN, por meio de subestação (SE) da CHESF, Mossoró IV, via linha de transmissão de 230 kV de nove km. O gerente de Engenharia, Marcos Liberato do Nascimento, destaca que a materialização da Central Gravier representa um marco histórico na existência da Aliança Energia.
“O projeto foi idealizado, desenvolvido e estruturado pela equipe própria da companhia, o que muito nos orgulha. A Engenharia da Aliança, em todas as disciplinas, atuou fortemente desde o início do projeto, sempre buscando capturar o máximo de sinergia com o Complexo Eólico Santo Inácio e agregar maior atratividade técnica e econômica do empreendimento”, explica Marcos.
A empresa já opera no mesmo município, o Complexo Eólico Santo Inácio (CESI), que completou cinco anos de operação em dezembro de 2022. Com a entrada em operação de Gravier, a Aliança Energia soma 1.328 MW de capacidade instalada, sendo 170,1 MW em Icapuí, aumentando ainda mais a participação da energia eólica na matriz energética brasileira e seu compromisso em contribuir para a qualidade de vida da população local.
6 de janeiro de 2023 às 12:47