Cearenses Catarina Mina e Marina Bitu participam da 57ª SPFW
Por Redação - Conexão085
Elevando a moda artesanal cearense, o crochê e o bordado, as cearenses Catarina Mina e Marina Bitu participaram da 57ª edição do São Paulo Fashion Week.
Carregando as raízes cearenses em cada peça, a estilista Marina Bitu, que desfilou na quinta-feira (11), levou a cultura do Cariri para as passarelas do SPFW.
A coleção apresentada pela etilista foi uma collab com o Senac Ceará que contou com participação de 16 alunos, desde a concepção criativa da coleção até a execução das peças com a estilista.
Algumas técnicas tradicionais trazem referências locais às roupas. Um exemplo disso é o capitonê, que retrata os jucás, plantas regionais com propriedades medicinais, além do crochê, reinventado com aplicações inovadoras e versões mais contemporâneas.
Os alunos também exploram técnicas ancestrais de tingimento natural, como usar casca de cajueiro e romã, com a orientação da professora Cristina Silva, do curso de Design de Moda da UFCA.
Ver essa foto no Instagram
Já a estilista Catarina Mina estreou no SPFW com a coleção “Guardiãs da Memória”, que celebra a beleza e a delicadeza da renda cearense, além de evidenciar o protagonismo das artesãs do Ceará, destacando sua importância como guardiãs de uma tradição valiosa, tecendo memórias que perduram no tempo.
Foi apresentado 40 looks feitos à mão, combinando seis técnicas artesanais (filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado e crochê) com alfaiataria de seda e linho puros.
Com uma rede composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99%, mulheres, muitas delas mães (92,4%) e avós (38,2%), em seus métodos de trabalho envolve também designers e, com isso, sustenta e valoriza junto aos consumidores a longevidade do saber artesanal.
Ver essa foto no Instagram
14 de abril de 2024 às 16:00