Cearense de 12 anos é selecionado para participar de Olimpíada de Astronomia e conhecer a NASA
Por Redação - Conexão085
“Eu acredito que no futuro eu serei alguém que trabalha com ciência”. A afirmação é do cearense Alexandre Monte, de 12 anos, que vai representar o Brasil na categoria Física e Astronomia na etapa global da Olimpíada Copernicus, no próximo dia 22 de janeiro. A prova acontecerá na Rice University. na cidade de Houston, no estado de Texas. Alexandre, que atualmente é aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Farias Brito, foi selecionado para integrar a equipe de brasileiros que irá participar da competição quando ainda estava no 7º ano.
Em 2016, durante o primeiro ano do fundamental, Alexandre estreou sua jornada em competições estudantis nacionais. Ele participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e trouxe para casa uma medalha de prata. E assim como em 2019, 2020 e 2021, no ano passado o pequeno cientista também ocupou o primeiro lugar do pódio nesse torneio. Por ser medalhista de ouro na OBA, ele se classificou para a Rodada Local/Rodada On-line Eliminatória. A partir dessa fase, foram classificados os alunos para a Rodada Global da “Copernicus Olympiad”.
Essa é a primeira vez que Alexandre viaja para fora do país e além da prova, ele e os demais participantes também terão a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Espacial Lyndon B. Johnson da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). Irão entender um pouco mais sobre quais as circunstâncias os engenheiros trabalham e como funciona a questão da astronomia envolvida nos processos internos da NASA.
“Desde criança venho me esforçando muito para chegar onde eu estou. E acredito que todas as oportunidades que já vivi até aqui são frutos do meu conhecimento. E o meu conhecimento é fruto do meu esforço para ser um grande profissional lá na frente”, revela o estudante.
Levando no peito o nome do FB, Alexandre segue provando que somente o estudo é capaz de garantir experiências como essa. “Se eu conseguir, quero muito ganhar a medalha de ouro e representar o Brasil”, completa o garoto.
Alexandre foi diagnosticado com altas habilidades ou superdotação, termo utilizado para definir indivíduos com aptidões acima da média em determinadas áreas do conhecimento, e aos 3 anos de idade já conseguia ler. “Eu fiquei muito surpresa quando a professora me chamou, no 1º dia de aula dele e me falou que ele já conhecia todo o alfabeto”, adiciona a mãe do adolescente, Ana Cláudia.
Nas redes sociais o adolescente compartilha as suas experiências e conquistas em seu perfil no Instagram (@alexandremontemr). Além disso, o jovem é tenor mirim e se apresentou na reabertura do Planetário Rubens de Azevedo, sendo nomeado embaixador do espaço no último dia 15 de dezembro de 2022.
Sobre a Olimpíada Copernicus
A competição “Copernicus Olympiad” reúne alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todos os países do mundo. O objetivo deste torneio é dar a oportunidade para os estudantes competirem com as mentes mais brilhantes de todo o mundo. Além disso, é um ambiente também voltado à geração de relacionamentos.
O exame, reconhecido mundialmente como a mais importante olimpíada escolar, é exclusiva para alunos classificados, que são convidados a participar da Rodada Global. As etapas são realizadas presencialmente em uma data específica para cada disciplina: Matemática, Ciências Naturais, Física e Astronomia, Segurança Cibernética e Festival de Cinema.
Mais conquistas de Alexandre Monte
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Medalha de Prata: 2016
Medalha de Ouro: 2019, 2020, 2021, 2022
Olimpíada de Matemática Canguru
Medalha de Prata: 2019
Medalha de Ouro: 2021, 2022
Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
Medalha de Ouro: 2021, 2022
Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJR)
Medalha de Prata: 2022
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Medalha de Bonze: 2021
Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)
Medalha de Prata: 2020
Medalha de Ouro: 2022
Olimpíada Itabirana de Matemática
Menção Honrosa 2022
Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL)
Medalha de Prata: 2021, 2022
Olimpíada do Bicentenário da Independência
Medalha de Ouro: 2022
Olimpíada de Matemática do Medalhei
Medalha de Ouro: 2022
20 de janeiro de 2023 às 13:00