Ceará vende 57,5 mil veículos novos no primeiro semestre, avanço de 12%
Por Redação - Conexão085
O Ceará registrou a venda de 57,5 mil veículos novos no primeiro semestre do ano, um avanço de 12% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em junho foram 11.536 vendas, recuo de 2,67% ante maio e avanço de 22,4% em relação a igual período de 2022.
No Brasil, as vendas de veículos cresceram 6,5% em junho em relação a igual período de 2022. O avanço reflete programa de descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil patrocinados pelo governo no preço dos automóveis populares. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foram comercializados 189,5 mil unidades zero quilômetro em junho. Os dados foram divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Já se comparado ao mês de maio, as vendas subiram 7,4% no País, com vendas diárias de 9 mil veículos. Apesar da corrida dos consumidores às lojas, dada a tendência de esgotamento rápido dos bônus autorizados pelo governo, a espera das locadoras pela liberação dos descontos nas compras de empresas, o que só ocorreu no último dia do mês, limitou o desempenho no mês. As locadoras respondem por três em cada dez carros vendidos no País.
Emplacamentos
Como já tinham reforçado os estoques em maio, as montadoras seguiram anunciando paradas de produção após o anúncio de que os descontos durariam pouco tempo. Com o resultado de junho, o primeiro semestre terminou com 998,3 mil veículos emplacados, montante 8,8% superior ao dos seis primeiros meses do ano passado.
Além disso, ao longo do semestre, o aumento dos emplacamentos doi de quase 14% em todos os segmentos automotivos. “Todos os segmentos registraram alta no volume, com exceção de caminhões, categoria que teve de se ajustar à nova tecnologia de emissões (Euro 6) na primeira metade de 2023”, afirma o presidente da Fenabrave, Andreta Júnior. Com isso, a Fenabrave decidiu manter expectativa de crescimento de 3,3% nos emplacamentos para o ano, considerando todo o setor.
5 de julho de 2023 às 13:46