Ceará tem 6 projetos que figuram no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

Por Redação 085 - Conexão085

As pousadas Vila Kalango (foto) e Rancho do Peixe, em Jericoacoara, têm a sustentabilidade como direcionamento principal do negócio. Foto: Reprodução/Booking.com.

Neste mês de dezembro, o Ministério do Turismo lançou o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, com o objetivo de destacar roteiros, experiências e destinos de todo o país com boas práticas de sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística.

Trata-se de uma ferramenta online interativa que compila dados das principais iniciativas do tipo no território nacional, permitindo a geração de gráficos, tabelas e planilhas com informações detalhadas de cada iniciativa.

O sistema, que inicialmente lista 168 projetos, sendo seis no Ceará, serve de referência para novas soluções e investimentos públicos e privados na área, além de representar uma importante fonte de consulta a turistas e à sociedade em geral.

O Mapa coloca o Ceará com boas práticas em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Icapuí e Jijoca de Jericoacoara. Conheça um pouco de cada uma a seguir:

Células de Proteção Comunitária

Em Fortaleza, a boa prática está no tema da segurança turística, e diz respeito às Células de Proteção Comunitária instaladas na capital. São torres de reconhecimento das pessoas que auxiliam na preservação e proteção para o enfrentamento da violência ao turista e insegurança. Torres de videomonitoramento com drone e telas de acesso a câmeras instaladas em vários bairros da cidade.

Rede Tucum

A Rede Cearense de Turismo Comunitário, Rede Tucum, atua na Praia de Tremembé, em Icapuí. Considerada como boa prática de Turismo de Base Comunitária, a articulação foi fundada em 2008 por grupos de comunidades da zona costeira do Ceará.

Respeitando os modos de vida e os ambientes locais, os grupos comunitários, a partir da Rede Tucum, planejam e promovem trocas culturais, constroem uma forma de turismo que valoriza a diversidade cultural e fortalece atividades tradicionais como a agricultura familiar, a pesca artesanal e o artesanato.

Rota das Emoções

Classificada como boa prática de sustentabilidade, é a união de três estados, Maranhão, Piauí e Ceará, que integram natureza, esportes de aventura, cultura e lazer em um único roteiro de sol e praia, com ações de respeito ambiental, sociocultural e econômico.

O município cearense de Jijoca de Jericoacoara faz parte da Rota das Emoções,. Nela, as empresas estão em constante processo de qualificação, em busca de soluções inovadoras e respeito aos princípios da sustentabilidade para atender aos visitantes.

A reciclagem do óleo de cozinha nos empreendimentos hoteleiros e a sensibilização das comunidades para a educação ambiental são exemplos de ações do projeto.

Vila Kalango e Rancho do Peixe

Outra boa prática cearense citada no mapa acontece nas pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe, em Jijoca de Jericoacoara, que têm a sustentabilidade como direcionamento principal do negócio.

Entre os principais destaques dessa boa prática, está o cultivo de uma horta orgânica que utiliza o composto gerado na própria pousada, e o fato de que eles não possuem gerador de energia, por causa do impacto ambiental.

As pousadas buscam por práticas sustentáveis ao priorizar a contratação e capacitação de pessoas da comunidade local, ao cultivar horta orgânica para oferecer alimento saudável e ao reutilizar materiais para construção dos móveis das pousadas.

Rotas Cariri

O projeto Rotas Cariri, em Juazeiro do Norte, também entra como boa prática na área de sustentabilidade. Trata-se de um roteiro turístico composto por municípios pertencentes à Região Metropolitana do Cariri, tendo em vista o melhor desenvolvimento da oferta turística da região, promovendo as riquezas religiosas, culturais e sustentáveis dos municípios.

Eu Cuido do Meu Quadrado

Outra boa prática de sustentabilidade, agora em Caucaia, é o “Eu cuido do meu quadrado”, na Praia do Cumbuco. A ação tem como foco alertar sobre a importância da destinação adequada dos resíduos, a preservação da vida marinha e das possibilidades que o resíduo pode oferecer, como é o caso da reciclagem.

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praia, que ocorre em setembro em diversas localidades do mundo, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMAC), realiza essa ação.

10 de dezembro de 2022 às 14:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens
FastFarma

Apoio e patrocinio