Ceará registra crescimento de 21% na abertura de empresas no terceiro trimestre de 2025
O setor de serviços foi o principal destaque do trimestre
Por Redação 085 - Conexão085
                                                            O Ceará registrou um avanço de 21% na abertura de empresas no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre julho e setembro deste ano, foram 36.748 novas empresas constituídas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), frente a 30.371 no mesmo intervalo de 2024.
O resultado reflete o impacto positivo das políticas públicas voltadas à simplificação dos processos e incentivo ao empreendedorismo, com destaque para o Programa Empresa Mais Simples, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae Ceará.
O setor de serviços foi o principal destaque do trimestre, com crescimento de 33,1% no número de novas empresas. O segmento se consolida como o principal motor do empreendedorismo cearense.
Lançado em 2022, o Empresa Mais Simples tem como objetivo facilitar a abertura de empresas de baixo risco de forma 100% digital, por meio de um fluxo automatizado e ágil. Atualmente, 37 municípios cearenses já aderiram à iniciativa, permitindo que o processo de registro, que inclui a emissão do CNPJ, inscrições estadual e municipal e licenciamento, seja concluído em poucos minutos.
O sistema também possibilita o acompanhamento em tempo real de todas as etapas pelo Portal de Serviços da Jucec, ampliando a transparência e a eficiência no atendimento ao empreendedor.
O avanço também é impulsionado pelo aumento do empreendedorismo entre jovens. Até setembro de 2025, 48.750 cearenses entre 16 e 30 anos decidiram empreender, incluindo MEIs.
13 de outubro de 2025 às 15:00

                                                                    
                                                                    
                                                                    









