O Ceará passa a integrar oficialmente a malha aérea internacional da companhia espanhola Iberia com a chegada do voo inaugural que liga, de forma direta, Fortaleza a Madrid, nesta segunda-feira (19). A nova rota marca um momento histórico para a conectividade do Estado com a Europa e amplia a presença do Ceará nos principais mercados emissores de turistas internacionais.
A operação terá início com três frequências semanais, às segundas, quintas e sábados, com chegadas às 16h50 e partidas às 18h20 e contará com ampliação progressiva ao longo de 2026. A partir de 12 de abril, cinco frequências semanais, ampliando a oferta de assentos e as opções de conexão para passageiros que partem do Ceará e de outras regiões do Brasil.
A implantação da rota é resultado da articulação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a Embratur e a Iberia, dentro da estratégia de fortalecimento da internacionalização do turismo cearense e da atração de novos fluxos de visitantes europeus.
Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321XLR, modelo de última geração voltado para rotas de longa distância, com maior eficiência operacional e conforto aos passageiros. A expectativa é de impactos positivos na cadeia produtiva do turismo, especialmente nos setores de hotelaria, serviços, gastronomia e comércio.
O secretário do turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destaca este novo voo como uma grande oportunidade para o Ceará ampliar a atração de turistas, fortalecer a geração de negócios e abrir ainda mais as portas para novos investimentos. “Por determinação do Governador, mantemos um diálogo permanente e próximo com Iberia, porque entendemos que a conectividade é estratégica para o desenvolvimento do turismo e da economia cearense. Estamos muito felizes com a chegada deste primeiro voo e seguiremos trabalhando para que o Ceará receba bem esses visitantes, promovendo o nosso Estado nos mercados internacionais e garantindo que essa nova rota seja um grande sucesso. Não tenho dúvidas de que será.”
A ligação direta com Madrid, um dos principais hubs aéreos da Europa, amplia o alcance internacional do Ceará e facilita o acesso a dezenas de destinos europeus e de outros continentes atendidos pela malha da Iberia, fortalecendo a posição do Aeroporto Internacional Pinto Martins como ponto estratégico para voos internacionais no Nordeste.
Estamos muito felizes com o início dessa nova rota internacional com a companhia Iberia, pois consolida o Aeroporto de Fortaleza como um importante hub de entrada do Brasil para a Europa. Seguiremos empenhados em oferecer excelência operacional e a melhor infraestrutura aeroportuária”, cita Pedro Navega, gerente de aviação comercial da Fraport Brasil.
“A abertura da rota de Fortaleza representa um novo e importante marco em nossa operação no Brasil, pois, com esse novo destino que inauguramos hoje, passamos a contar com voos para quatro cidades, o que nos permitirá oferecer neste ano uma capacidade totalmente recorde no Brasil, além de ser o único país da América Latina que conta com voos para quatro aeroportos distintos. Tudo isso demonstra que a aposta da Iberia no Brasil é muito forte e continuará sendo no futuro”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial e de Desenvolvimento de Rede e Alianças da Iberia.
Com a chegada do voo Fortaleza–Madrid, o Ceará reforça sua política de internacionalização do turismo, amplia sua visibilidade no cenário global e consolida sua estratégia de atrair visitantes, investimentos e novas oportunidades de desenvolvimento para o Estado.







