Ceará é o segundo estado do Nordeste em ranking que mede serviços à população
Por Redação - Conexão085
Em 4° lugar no ranking de educação, o Ceará ocupa a 14ª colocação no ranking nacional que avalia a qualidade da gestão. A avaliação é feita segundo a quinta edição do estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE), elaborado pela consultoria Macroplan, especializada em cenários futuros e gestão pública.
No Nordeste, o Ceará ficou na segunda colocação, atrás apenas do Rio Grande do Norte. Entre 2012 e 2022, o Estado subiu uma posição no ranking nacional. Os três primeiros colocados do ranking foram Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo.
O estudo, que avalia a situação dos estados no período de uma década e mapeia os desafios a serem enfrentados nos próximos anos, revela que o novo governador do Ceará terá entre seus maiores desafios avançar em segurança e no capital humano. Nestas áreas, o Ceará ocupa a 25ª e a 22ª posição, respectivamente.
Para definir a situação dos estados, a Macroplan usa o Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), que comporta um conjunto de 31 indicadores de 10 áreas de resultado – educação, saúde, segurança, juventude, capital humano, infraestrutura, desenvolvimento econômico, social, condições de vida e institucional – sintetizadas pelo Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), o qual varia de 0 a 1.
Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do estado. O Ceará exibe uma pontuação do IDGE de 0,440 e ocupa a 14ª posição no ranking nacional, sendo o segundo estado mais bem posicionado do Nordeste.
Resultado por área/Posição
Capital humano (22ª)
Condições de vida (15ª)
Desenvolvimento econômico (19ª)
Desenvolvimento social (18ª)
Educação (4ª)
Infraestrutura (19ª)
Institucional (6ª)
Juventude (18ª)
Saúde (12ª)
Segurança (25ª)
*Com informações do jornal O Otimista
3 de janeiro de 2023 às 9:18