Ceará é o estado que mais inova no Nordeste
Por Redação - Conexão085
O Ceará é o estado que mais inova no Nordeste, segundo o Índice de Inovação dos Estados, divulgado na última quinta-feira, 30 de novembro, pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Em relação a 2022, quando ocupava o 11º lugar, o Ceará subiu três posições, passando para a oitava colocação neste ano.
No Brasil, São Paulo (1º), Rio de Janeiro (2º) e Rio Grande do Sul (3º) mantiveram os primeiros lugares do ranking em relação a 2022. Os três estados, inclusive, ocuparam de forma estável essas posições nos últimos cinco anos. Já o Espírito Santo se destaca como o estado que mais avançou no período, saindo da 13ª (2019) para a nona posição (2023). Nas últimas colocações, estão Amapá (27º), Roraima (26º) e Alagoas (25º).
Desenvolvido com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), o estudo chega a sua quinta edição com o propósito identificar o patamar da inovação nas 27 unidades da Federação a partir de indicadores como Investimento, Capital Humano, Infraestrutura, Empreendedorismo, Produção Científica e Sustentabilidade Ambiental.
Nesta edição de 2023, a publicação adota uma nova metodologia, com a inclusão dos indicadores Logística, Intensidade Criativa e Sustentabilidade Ambiental. O levantamento traz, ainda, uma análise da série histórica dos últimos cinco anos considerando os novos dados.
“O Índice funciona como uma bússola e tem enorme potencial para nortear os estados a traçar ações ainda mais estratégicas para fomentar o desenvolvimento. Por meio dele, é possível identificar atividades inovadoras que se desenvolvem com fluidez, além de pontos de melhoria a serem trabalhados”, afirma o gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.
Regiões
Em termos regionais, nos últimos anos, as regiões que lideraram o ranking foram Sudeste (1º) e Sul (2º), mostrando que há uma concentração da inovação no eixo Sul-Sudeste. O Nordeste saltou uma posição e se configura como a 3ª região mais inovadora do País. O Centro-Oeste caiu para a quarta posição regional. No quinto lugar, está o Norte.
Confira a posição do Ceará em cada indicador do ranking nacional:
Índice de Capacidades (2023/2022)
10º/12º
Índice de Resultados
7º/7º
Dimensão Capacidades
Capital Humano – graduação (13º/10º)
Capital Humano – pós-graduação (9º/ 9º)
Inserção de Mestres e Doutores (10º/ 11º)
Investimento e Financiamento Público em Ciência e Tecnologia (8º/ 11º)
Infraestrutura (16º/ 18º)
Instituições (11º/13º)
Dimensão Resultados
Competitividade Global (11º/23º)
Empreendedorismo (17º/ 14º)
Produção Científica (13º/ 10º)
Intensidade Tecnológica e Criativa (4º/4º)
Propriedade Intelectual (14º/12º)
Sustentabilidade Ambiental (9º/12º)
3 de dezembro de 2023 às 14:23