Ceará e Estados Unidos assinam parceria para cooperação inédita

Por Redação 085 - Conexão085

Acordo prevê intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias entre os dois governos. Foto: Carlos Gibaja/Gov do Ceará.

O Governo do Ceará assinou com o Governo dos Estados Unidos da América, por meio de seu Consulado Geral no Recife, nesta quinta-feira (05), um Memorando de Entendimento que estabelece uma ampla parceria entre os dois governos. O acordo inédito reforça o relacionamento institucional do Ceará com os EUA, principal parceiro comercial cearense.

Na parceria, está previsto o intercâmbio das melhores práticas, serviços, especialistas e tecnologias. Estão contempladas áreas como educação; saúde; ciência e tecnologia; meio ambiente e mudanças climáticas; segurança pública, incluindo controle de drogas entorpecentes, medidas de combate ao tráfico de pessoas e administração penitenciária; migração; comércio e investimento; agricultura; e turismo.

Será constituído um grupo de trabalho para o desenvolvimento de projetos de cooperação nessas áreas, bem como a discussão de serviços, tecnologias e modelos de replicabilidade entre ambos. A ideia é promover uma relação de trabalho mais estreita na identificação e priorização de áreas de cooperação.

O Memorando de Entendimento foi assinado no Palácio da Abolição pela governadora Izolda Cela e pelo encarregado de Negócios da Missão dos Estados Unidos da América no Brasil, Douglas A. Koneff, embaixador norte-americano interino no Brasil.

De acordo com a governadora, as ações de Governo do Ceará visam que o Estado se modernize e se conecte com as grandes questões do mundo, ressaltando áreas chaves para o desenvolvimento como educação, saúde, segurança, tecnologia, meio ambiente e transição energética, entre outras.

Já o embaixador norte-americano interino no Brasil, Douglas A. Koneff, encarregado de Negócios da Missão dos Estados Unidos da América no Brasil, destacou que o Ceará é líder em muitas áreas e que a parceria entre as partes fortalece a cooperação que já está acontecendo no Estado.

Relações entre Ceará e EUA

Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Ceará do exterior. Esta relação foi ainda mais fortalecida nos últimos anos com o aumento das produções de minério de ferro e placas de aço, consequência da ascensão da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), favorecida pela única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em operação no país, desde 2013, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Mesmo antes da instalação do equipamento, as relações econômicas do Ceará com os Estados Unidos já eram prósperas, já que as exportações para os Estados Unidos representavam de 20% a 25% da pauta exportadora cearense.

Em 2021, o valor das exportações chegou a US$ 1,47 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 105% em comparação com o ano anterior, tornando o país o principal destino das vendas cearenses para o exterior. Principal grupo exportado do Ceará para os Estados Unidos, o setor de “Ferro fundido, ferro e aço” representa participação de 71% nas exportações cearenses para os EUA, registrando montante de mais de US$ 1 bilhão em produtos vendidos e crescimento de 182%, entre os últimos dois anos.

5 de maio de 2022 às 15:03

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio