Ceará é destaque nacional na produção de cacau em 2023
Por Redação 085 - Conexão085
O Ceará se apresentou como destaque nacional na produção de cacau no ano de 2023, com 44 toneladas produzidas no Estado. O Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Odílio Coimbra, afirma que esse resultado se deu graças às condições climáticas propícias e áreas favoráveis para o cultivo.
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apontam que o Brasil já foi líder global na exportação de cacau, ocupando agora a sétima posição na produção mundial, por conta de fatores como estiagens, queda nos preços e a disseminação da “vassoura-de-bruxa”, fungo que afeta os cacaueiros, principalmente nas lavouras baianas, que ainda se recupera das perdas socioeconômicas.
Especialistas e produtores acreditam, mesmo ainda em processo de recuperação, na retomada da cadeia produtiva do cacau no País, por meio de investimentos em pesquisas, melhorias nos processos produtivos e tecnologias pós-colheita. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vem desenvolvendo novas tecnologias para aumento da produtividade do cacau, incluindo o manejo da lavoura, sistemas de fertilização e fertirrigação. Também conta com melhoria genética com o uso de sementes híbridas e clones de alta produtividade resistência a pragas.
Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) afirma que o setor representa mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, sendo um dos elos de uma cadeia de mais de 120 mil pessoas, incluindo produtores rurais e indústrias de chocolate, totalizando um valor estimado de R$ 23 bilhões anuais gerados pelo setor para a economia brasileira.
12 de março de 2024 às 13:00