Ceará deve ter movimentação de R$ 900 milhões durante o Carnaval de 2024
Por Redação 085 - Conexão085
Programado para o segundo final de semana de fevereiro, iniciando no dia 10 e se estendendo até o dia 13, o Carnaval de 2024 trará um grande movimento na economia do país, e por consequência, do Ceará. Durante o mês de fevereiro, estima-se que o estado tenha uma movimentação de R$ 900 milhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O presidente da CNC destaca que “Os dados do faturamento do setor de turismo, tanto nacionais quanto regionais, apontam o crescimento da atividade nos últimos anos. O efeito do Carnaval, como um evento isolado, contribui para a recuperação econômica do segmento de maneira geral e expressiva”. A Confederação ainda afirma que esta é a primeira vez que o faturamento deve superar o patamar anterior à pandemia de covid-19.
No que se refere as atividades turísticas, o crescimento é de 3% no mês carnavalesco cearense. Dentre os 12 estados pesquisados, o Ceará está localizado no 10° do ranking.
Confira o crescimento das atividades turísticas no período de Carnaval dos 12 estados pesquisados
- Minas Gerais: 20,2%;
- Paraná: 14,5%;
- Rio Grande do Sul: 12,2%;
- Santa Catarina: 11,6%;
- Rio de Janeiro: 9,8%;
- São Paulo: 8,5%;
- Distrito Federal: 7,4%;
- Bahia: 3,6%;
- Goiás: 3,4%;
- Ceará: 3%;
- Espírito Santo: 2,5%;
- Pernambuco: 1,8%.
Segundo os dados do estudo, o Ceará é um dos estados que terá o menor crescimento
“A profissionalização da atividade do turismo nos últimos anos, além da maior demanda por esses serviços, justifica o surgimento de destinos menos tradicionais como protagonistas para os turistas que buscam aproveitar esse período não somente para as grandes festas de carnaval” aponta Felipe Tavares, economista-chefe da CNC.
1 de fevereiro de 2024 às 15:00