Ceará aumenta em mais de 30% as exportações de calçados e confecções de moda em 2022

Por Redação 085 - Conexão085

De janeiro a setembro, o Ceará já exportou US$ 221,4 milhões em calçados, a maioria para os EUA. Foto: Tiago Stille/Gov do Ceará.

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC divulgou, nesta quinta-feira (03), quatro novos estudos setoriais em comércio exterior sobre a indústria da moda no Ceará. Os dados avaliam o período de janeiro a setembro de 2022 nos setores de Calçados, Confecção, Couros e Têxtil.

Nos calçados, houve expansão de 39,2% nas exportações, efeito do grande polo calçadista do Estado. Enquanto, entre janeiro e setembro do ano passado, foram comercializados cerca de US$ 159 milhões; em igual período deste ano, o número subiu para US$ 221,4 milhões.

Os calçados de borracha puxaram o índice para cima, tendo como principal parceiro comercial os Estados Unidos. Sozinho, o país norte-americano foi o responsável por receber o equivalente a US$ 62 milhões em calçados cearenses.

O setor de confecções também apresentou crescimento positivo nas exportações em 2022, com aumento de 30,8% nos nove primeiros meses. Foram US$ 4,1 milhões exportados frente a US$ 3,1 milhões em igual período de 2021. As exportações estão concentradas em produtos como sutiãs, maiôs e biquínis, além de espartilhos, suspensórios e ligas.

No setor têxtil, foi observado uma leve queda nas exportações de 2,3%. Em 2021, foram exportados o equivalente a US$ 41,2 milhões; em 2022, o valor acumulado nos nove primeiros meses do ano foi de US$ 40,2 milhões. Os principais produtos exportados foram tecidos de algodão e outros tecidos de algodão, cujo destino foi, principalmente, para países como Colômbia, Argentina e Peru.

Por fim, o setor de couro também apresentou queda de 33,8% entre 2021 e 2022. Se no ano passado, foram vendidos para outros países cerca de US$ 36,1 milhões, em 2022, foram cerca de US$ 23,9 milhões. O produto vendido majoritariamente é representado por outros couros e peles inteiras de bovinos. Estados Unidos, Itália e Vietnã se destacam como principais parceiros comerciais.

4 de novembro de 2022 às 9:14

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio