Ceará assina mais dois memorandos de entendimento para a produção de hidrogênio verde
Por Redação 085 - Conexão085
Na tarde desta segunda-feira (29), a governadora do Ceará, Izolda Cela, assinou mais dois memorandos de entendimento para a produção de hidrogênio verde (H2V) em solo cearense.
Com esses, já são 22 documentos relacionados ao projeto que traz protagonismo para o Ceará na produção de energias renováveis. A gigante japonesa Mitsui & Co.,Ltd e a Caetano Bus foram as empresas contempladas no primeiro memorando da tarde.
Já o segundo memorando foi assinado com a empresa ABB Automação LTDA, que trabalha em tecnologias de energia e automação, incluindo a cadeia de valor completa do hidrogênio, desde a produção, transporte, armazenamento, até o consumo.
“Nós temos um grande conteúdo, não só de soluções de produto, mas também de conhecimento de engenharia para suportar esse desenvolvimento”, assegurou Sandro Moret, representante da ABB Automação LTDA.
Já o objetivo da parceria com a Mitsui & Co.,Ltd e a Caetano Bus é desenvolver a cadeia produtiva no Hub de Hidrogênio Verde do Pecém, localizado no Complexo do Pecém, no município cearense de São Gonçalo do Amarante.
O memorando é voltado para produção de hidrogênio e amônia verdes para o mercado interno e externo, e participação no desenvolvimento da cadeia produtiva no Hub, principalmente com projetos de mobilidade com uso do H2V e células a combustíveis.
Protagonismo cearense
“Estamos engajados em um compromisso de preservação da vida, compromisso para uma mudança de rota com relação aquilo que nos põe em risco e que afeta o planeta. Então penso que estamos fazendo a parte que nos cabe para um futuro possível e mais promissor”, destacou a governadora Izolda.
Para o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Ceará (Sedet), Maia Júnior, é um momento muito importante para essa nova trajetória do estado.
“Isso só fortalece esse elenco de empresas que estão sendo acolhidas pelo Ceará, que tem se tornado a casa do hidrogênio verde no Brasil. Poder estabelecer laços mais estreitos com essas empresas é muito importante”.
30 de agosto de 2022 às 10:48