Castelão já está com nova grama plantada; liberação da arena é prevista para março de 2023
Por Redação 085 - Conexão085
A Arena Castelão já recebeu a nova grama, etapa que marca a fase final das intervenções de troca do campo de jogo do estádio. O trabalho de plantio mecanizado das mudas foi concluído na madrugada deste sábado (17).
Para a implantação do novo gramado da Arena Castelão está sendo aplicado um investimento de R$ 1,95 milhão. O prazo para a conclusão dos serviços é o início de março de 2023.
“A próxima fase é de regar e adubar. São necessários de 60 dias a 70 dias após a conclusão do plantio para deixar o estádio 100% em condição de jogo”, reforçou o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira.
A grama utilizada é da espécie Bermuda Celebration. Agora, as mudas serão submetidas a um período de tratamento adequado, com aplicação de adubos para estimular o crescimento e o enraizamento. Para que a fotossíntese aconteça de forma mais rápida, os refletores do Castelão devem passar a noite ligados.
“A expectativa é que em 30 dias já se possa fazer o primeiro corte”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, sobre as projeções para ver o verde tomar conta do espaço novamente.
“Agora nós vamos monitorar o desenvolvimento das raízes continuamente. Pós-plantio tem uma série de procedimentos semanais, como adubação foliar, adubação mineral e controle sanitário para evitar pragas”, detalhou Miguel Campanelli, diretor técnico da Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, empresa responsável pela obra.
Andamento da reforma
A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Na fase inicial, foi retirada toda a grama antiga e as camadas de areia e brita logo abaixo, até atingir as tubulações de drenagem.
Na segunda etapa, foi feita a substituição do material de drenagem, com ampliação do sistema em 100% do número de valas, tubos e mantas de drenagem, do tipo bidim.
Em formato de espinha de peixe, o mecanismo disposto na camada mais profunda do gramado do Castelão saltou de 1.850 metros de tubulação para 3.700 metros, dobrando a capacidade de drenagem.
Finalizada essa etapa, foram depositadas novas coberturas de brita e de areia, para, em seguida, realizar os serviços de nivelamento a laser do terreno, testes e ajustes do sistema de irrigação. Somente após a conclusão desses serviços foi realizado o plantio das mudas.
“Optamos por fazer esse plantio no fim da tarde e inicio da noite, devido à baixa incidência de sol e calor, para que a grama sofra o menor estresse possível”, completou o agrônomo Matheus Ortega, da empresa Campanelli.
18 de dezembro de 2022 às 10:29