Cartório de Fortaleza se diferencia ao oferecer comunicação inclusiva por meio de Libras
Por Redação - Conexão085
Cerca de 1,7 milhão de pessoas no Ceará possuem alguma dificuldade para ouvir, segundo pesquisa inédita divulgada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desse total, mais de 150 mil pessoas revelaram saber usar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), representando 9,2% deste grupo populacional. Já entre aqueles com ausência completa de audição, 61,3% ou 43 mil pessoas afirmaram saber se comunicar por meio de Libras.
Embora seja um serviço ainda pouco conhecido por esse público, a comunicação inclusiva por meio da Libras já é realidade no 1º Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza, no bairro Dionísio Torres.
Para Jade Pável, 23 anos, moradora no Conjunto Ceará, a vontade de conseguir se comunicar com os amigos com deficiência auditiva na igreja que frequenta possibilitou, também, contribuir com o atendimento mais humanizado para outras pessoas nessa mesma condição que chegavam ao cartório.
Formada há três meses no curso de Libras, que tem duração de um ano e meio, ela vem colocando sua nova habilidade em prática sempre que chega um cliente no cartório que necessita de uma atenção especial. Ela conta que faz tudo para que a pessoa se sinta acolhida, auxiliando em todo o processo.
De acordo com a diretoria de Comunicação e Marketing da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Priscila Aragão, “os cartórios cearenses têm avançado nas ações sociais, em especial de acessibilidade e comunicação inclusiva, como é o caso do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza.”
SERVIÇO:
1º Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza
Endereço: Avenida Antônio Sales, 2187, 10º andar, Dionísio Torres, Fortaleza/CE
Contato: (85) 3261-7101
Mais informações: www.anoregce.org.br
24 de junho de 2022 às 10:10