Carnaval 2024: Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional para o feriado
Por Redação 085 - Conexão085
A Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional, visando garantir a segurança, ordem e o conforto dos foliões durante os quatro dias de carnaval na cidade. O plano conta com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização.
Durante os dias 10 a 13 de fevereiro, a folia vai contar com oito polos localizados na Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Benfica e Mercado Aerolândia, contando com a atuação dos órgãos municipais neles todos.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará na organização da circulação de veículos nos polos oficiais que sediarão a folia na cidade. A operação contará com um efetivo diário de 200 agentes e orientadores de tráfego, que irão garantir a segurança viária, coibindo o estacionamento irregular, efetuando bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade.
Quanto ao transporte, a Divisão de Monitoramento da ETUFOR irá monitorar todas as linhas, através do Centro Operacional Integrado (COI). Há quase 200 linhas que percorrem o entorno dos oito polos do Carnaval, sendo 20 no Aterrinho, sete no Mercado dos Pinhões, 12 na Mocinha, 11 no Passeio Público, oito no Parque Rachel de Queiroz, 26 no Benfica, 22 no Mercado da Aerolândia e 80 na Domingos Olímpio, sendo que 23 delas terão seus itinerários desviados durante os desfiles na Avenida Domingos Olímpio. Durante o domingo (11), será cobrada a tarifa social, no valor de R$ 3,90 a inteira e R$ 1,50 a meia.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também atuará durante o carnaval, disponibilizando quatro Postos Médicos Avançados (PMA), com 42 profissionais ao todo, sendo um no Aterrinho da Praia de Iracema, um no polo do Mercado dos Pinhões, um na Av. Domingos Olímpio e outro no Benfica. Quanto aos demais polos, poderão contar com o apoio de unidade móvel de atendimento (ambulância).
A segurança vai contar com o efetivo de 1.096 guardas municipais, uso de tecnologia de videomonitoramento em todos os polos, além dos agentes das demais forças de segurança escalados para o período. Também será realizado, pela Guarda Municipal, um patrulhamento em viaturas, motos, bicicletas e a pé.
Além desses serviços, o Carnaval de 2024 também contará com ações de fiscalização, através da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), limpeza urbana, definido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e ordenamento, que, visando incentivar a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Fortaleza deu permissão a 1.210 vendedores ambulantes para atuarem nos polos de Carnaval nas Regionais 2, 3, 4, 6 e 12.
8 de fevereiro de 2024 às 15:28