Cariri Cearense será destaque no Globo Repórter desta sexta-feira (22)

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (22), o Globo Repórter irá trazer para as telinhas o Cariri Cearense e todos os seus encantos. O episódio conta com a produção do jornalismo da TV Verdes Mares e exibição para todo o Brasil através da TV Globo, dedicado a apresentar a natureza, pesquisas, histórias, cultura e religiosidade da região.

Um dos temas que será mostrado durante o episódio é que o Cariri cearense abriga a Floresta Nacional do Araripe, estabelecida em 1946 como a primeira floresta nacional do país. A área, conhecida como Flona Araripe, possui diversas trilhas, incluindo a maior delas com 50 quilômetros, a Single Track. Também será retratada a diversidade de avifauna da floresta, incluindo aves que só são encontradas nesta área, como os soldadinho-do-araripe.

Além disso, a Chapada do Araripe é rica em fósseis e contribuiu para a criação do primeiro geoparque das Américas na região do Cariri. Uma visita ao Museu de Escavações e Paleontologia revelou a importância deste património, bem como os desafios da devolução de fósseis enviados ilegalmente para outros países.

  • Religiosidade

O Globo Repórter vai mostrar a história de Padre Cícero, cujo aniversário de 180 anos é em 24 de março, ele foi o grande propulsor de desenvolvimento de toda essa região. O padre, que foi banido da Igreja, depois aceito e atualmente está em processo de beatificação, em Roma, é considerado santo pelos nordestinos. Todos os anos ele arrasta 2,5 milhões de pessoas à região, ajudando a economia da cidade, que tem como base o turismo religioso.

  • Cultura e artesanato

O Cariri é culturalmente rico, com muitos artesãos reconhecidos como Mestres da Cultura, responsáveis por preservar e compartilhar a memória e tradições locais. Também abriga pelo menos 10 Museus Orgânicos, onde a arte ganha vida e os visitantes podem testemunhar os artistas em seus ambientes naturais, preservando assim a memória, cultura e oralidade local.

O programa visitou o Museu do Mestre Espedito, artesão que faz peças em couro internacionalmente conhecido, e da mestra Dinha, famosa por suas redes tecidas à mão. Também vai mostrar a tradição do Reisado, uma manifestação popular que celebra o nascimento de Jesus e rememora a visita dos três reis magos.

 

20 de março de 2024 às 9:00

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
TOPO BANNER – SO PRA CONTRARIAR

Apoio e patrocinio