Cadeia produtiva do livro é responsável por mais de 15 mil empregos formais no Ceará

Por Redação - Conexão085

Novo estudo do Sebrae e ACL aponta dados, desafios e oportunidades do segmento. Foto: Divulgação/FIEC.

O Ceará tem mais de 1.200 estabelecimentos formais ligados à cadeia produtiva do livro, gerando mais de 15 mil empregos diretos. A informação faz parte do estudo lançado na última quinta-feira (13) pelo Sebrae/CE, Academia Cearense de Letras (ACL) e Fundação Waldemar Alcântara.

O estudo “A Cadeia Produtiva do Livro no Ceará – Realidade e Rumos para o Desenvolvimento” foi elaborado a partir da análise dos dados econômicos e de entrevistas com alguns dos profissionais e empresários do segmento.

A publicação, que tem como autores o economista Lauro Chaves Neto e o gestor cultural Luís Carlos Beltrão Sabadia, traz um retrato dos principais desafios e oportunidades deste segmento, e também aponta linhas estratégicas para fortalecer a cadeia no Ceará.

A publicação mostra ainda que as atividades econômicas relacionadas a esta cadeia produtiva contribuíram para uma arrecadação de mais de R$ 48 milhões em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

De acordo com o presidente da ACL, Lúcio Alcântara, o estudo é uma contribuição para a defesa da cultura cearense. “Estamos apresentando propostas e estratégias, inclusive ao poder público, para fomentar ainda mais o crescimento dessa cadeia”.

Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, lembrou que a cadeia produtiva do Livro está inserida no contexto da Economia Criativa, destacando o trabalho que o Sebrae vem realizando nesta área em todo o Nordeste.

Segundo ele, um dos desafios apontados pelo estudo é a necessidade de se realizar campanhas de incentivo à leitura, principalmente entre o público mais jovem. Para o economista Lauro Chaves, ao contrário do que se pensa, a tecnologia é uma aliada no processo de desenvolvimento da cadeia produtiva do livro.

Luís Carlos Sabadia destacou que a cultura é um importante ativo econômico do Ceará e que, a exemplo do que foi feito com o segmento do turismo, pode ser fortalecido por meio do planejamento e da execução de políticas públicas articuladas.

Com informações do Sebrae.

17 de outubro de 2022 às 15:07

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens

Apoio e patrocinio