Brechó Segundo Ato da Edisca terá 100% do lucro revertido para programas sociais
Evento será realizado até o dia 14 de dezembro,
Por Redação 085 - Conexão085
O Brechó Segundo Ato , promovido pela Edisca — Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente, ocorre até o dia 14 de dezembro no shopping RioMar Fortaleza, com mais de quatro mil peças entre roupas (adultas, infantis, masculinas, femininas), calçados e acessórios (bolsas, cintos, óculos, bijuterias).
O Brechó está montado no piso E2 do shopping (em frente à Lotérica) e funciona das 13h às 22h, com produtos de grandes marcas e excelente qualidade, com preços a partir de R$ 10,00 (dez reais).
A iniciativa é o primeiro negócio de impacto socioambiental da Edisca e foi lançado em junho de 2024, com 100% do lucro obtido com a venda dos produtos destinados para a manutenção dos projetos e programas da Edisca.
A iniciativa foi pensada, desenvolvida e implementada com o apoio de diversos atores, em especial da Somos Um, que investiu na contratação de consultores e especialistas para esse fim; da agência Acesso Comunicação, que desenvolveu todo o plano de comunicação e marketing; e do Shopping Rio Mar Fortaleza, que cede anualmente um espaço para a realização e operação do Brechó Segundo Ato.
“Nosso negócio está sendo implementado por etapas. A primeira é uma loja virtual, com operação online. A segunda envolve o lançamento de uma loja física, já em construção, com inauguração prevista para janeiro de 2026. A terceira etapa, também em curso, envolve as mães das crianças e adolescentes atendidas pela EDISCA, visando à ampliação da renda dessas famílias. Essas mães foram selecionadas e serão capacitadas para atuarem no mercado de segunda mão em suas comunidades de origem. No momento, são oito mulheres que recebem gratuitamente todas as peças que não passam na curadoria do Segundo Ato. Foram mais de 1.500 peças doadas”, explica a coreógrafa Dora Andrade, fundadora e presidente da Edisca.
O Brechó Segundo Ato possui também uma dimensão pedagógica, pois contribui para a construção de um novo olhar sobre o consumo, descortinando a relevância da economia circular. Nesse modelo, a ampliação do tempo de uso de roupas e objetos tem papel central, gerando impacto positivo no meio ambiente.
5 de dezembro de 2025 às 9:00












