Bombeiros do Ceará auxiliam nas buscas em Petrópolis, no Rio de Janeiro
Por Redação 085 - Conexão085
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estão na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para auxiliar os trabalhos de resgates de vítimas em áreas afetadas pelas chuvas. O grupo chegou na madrugada de sábado (20) e deve voltar ao Ceará na quinta-feira (24).
Foram enviados seis militares, incluindo especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e da Companhia de Busca com Cães. O Ceará também enviou equipamentos de alta geração para captação de escuta sísmica e acústica e uma câmera 360º.
No local, atuam os cães farejadores Tupã, da raça boiadeiro australiano, e os labradores Nala e Anny. Os animais foram utilizados nos resgates do Edifício Andréas, em Fortaleza, e em Brumadinho, Minas Gerais.
O auxílio foi solicitado pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, após o Governo do Ceará disponibilizar o apoio. A capitã do CBMCE, Carolina Olinda, afirma que os resgates estão focados em três áreas afetadas. “Trabalharemos em conjunto com outras equipes, indo das principais áreas atingidas até as outras áreas, utilizando os cães para agirem no reconhecimento dos locais, onde estejam as vítimas”, disse.
Equipamentos
A composição enviada conta com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia. O Delsar Life Detector LD3 é um dispositivo de escuta sísmica/acústica para detectar e localizar vítimas vivas presas em estruturas desmoronadas causadas por terremotos, explosões, deslizamentos de terra, catástrofes em minas ou cavernas.
O equipamento converte toda a estrutura colapsada em um grande microfone sensível que transmite ruídos de vítimas enterradas. Os sensores sísmicos e acústicos convertem as vibrações criadas pela vítima viva em sinais sonoros e visuais.
Já a Câmera First look 360° é um produto híbrido de hardware/software para operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e espaço confinado. Utiliza câmeras duplas e software personalizado para unir vários fluxos de vídeo ao vivo e criar um panorama de imagem de 360 suave, que pode ser visualizado e manipulado em um dispositivo móvel.
21 de fevereiro de 2022 às 9:57