Black Friday deve movimentar R$ 315 milhões no comércio de Fortaleza
Por Redação - Conexão085
De acordo com Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2022, 48,1% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nesta data, o que deve gerar um faturamento de R$ 315 milhões no comércio varejista online e físico da capital.
Essa é a primeira pesquisa realizada pela Fecomércio, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), sobre a mega promoção anual, que acontece tradicionalmente no mês de novembro.
O valor que o comércio da capital deve faturar, segundo a pesquisa, coloca a data comemorativa como a terceira mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano.
A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 69,3% dos entrevistados – como oportunidade para compras necessárias com desconto.
Neste ano, a Black Friday coincide com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo e o perfil distinto de consumo nos dois eventos ajudará a potencializar os segmentos beneficiados, incrementando as vendas de bebidas, alimentação e material esportivo.
Quase metade dos consumidores irá às compras
O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras – 48,1% dos entrevistados – mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (50,1% de resposta positiva), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (59,8%) e com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (52,3%).
Com relação à disposição para os gastos, 68,7% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 500. Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de cinco produtos (6,1% dos entrevistados), com predomínio de consumidores homens (6,8%), com idade até 20 anos (9,4%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (12,9%).
Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de uso do cartão de crédito (58,9% das respostas), seguido de pagamento à vista com dinheiro ou cartão de débito (44,4%) e Pix (12,4%). A oferta de flexibilidade de prazo para pagar é fundamental para a decisão de consumo, já que 84,3% dos entrevistados desejam parcelar suas compras.
Seis segmentos lideram intenção de compra
A pesquisa da Fecomércio mostra a preferência do consumidor pela chamada linha branca e bens de consumo semiduráveis, com domínio de seis segmentos:
• Eletrodomésticos e linha branca, com 35,4% de intenção de consumo;
• Roupas e artigos de vestuário, com 28,5%;
• Calçados, com 25,5%;
• Eletrônicos e eletroportáteis, com 20,9%;
• Celulares e smartphones, com 14,8%; e
• Artigos para o lar (cama, mesa e banho e decoração), com 12,3%.
Ao longo dos últimos anos o evento da Black Friday tem se expandido para além da data específica do evento. Isso explica, por exemplo, porque 52,0% dos consumidores pretendem comprar na semana no evento e apenas 31,9% na sexta-feira, 25 de novembro.
As lojas físicas foram citadas por 77,9% dos entrevistados com relação ao local das compras. O perfil desse consumidor mostra preponderância do grupo do sexo feminino (79,0%), com idade acima dos 36 anos (83,3%) e renda familiar mensal de até cinco salários mínimos (78,1%).
O e-commerce será utilizado por 28,7% dos consumidores, principalmente do sexo masculino (28,8%), do estrato com idade até 20 anos (32,5%) e renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (61,1%).
13 de novembro de 2022 às 10:30