Bienal do Livro movimenta mais de 400 mil pessoas e R$ 11 milhões em negócios no Ceará
Por Redação 085 - Conexão085
Mais de 400 mil visitantes, dez dias de programação intensa, R$ 11,4 milhões em vendas, 344 lançamentos de livros, mais de 480 mil exemplares vendidos e mais de 700 atividades realizadas.
Esses são os números da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada de 11 a 20 de novembro no Centro de Eventos, pelo Governo do Estado, em um bem sucedido retorno ao formato presencial.
Sob o tema “De toda gente para todo mundo”, a Bienal do Livro reuniu escritores, editores, livreiros, professores, estudantes, artistas, pesquisadores e vários outros públicos ligados à cultura, ao livro e à leitura, em um encontro que prezou pela diversidade.
Foram 152 estandes de exposição e venda de livros, 30 editoras participando diretamente, 22 livrarias e 29 distribuidores de livros presentes no evento. A estimativa era de mais de 90 mil títulos expostos, ultrapassando 200 toneladas de livros.
Encerramento
Para fechar essa jornada em elevado nível, neste domingo (20), foi preparada uma programação com homenagens, show musical e a presença de gestores e representantes institucionais envolvidos na realização da Bienal.
A noite de encerramento foi marcada pelas homenagens a personalidades que contribuíram diretamente para a realização da Bienal do Livro, e que se sobressaem por suas trajetórias de vida.
A escritora, professora e cantora Patrícia Adjoke; a professora da UFC Sandra Petit; a atriz, poeta e produtora cultural Fran Nascimento; a autora indígena Auritha Tabajara; e a manicure e mediadora de leitura Rita de Cássia receberam comendas para marcar o reconhecimento ao seus trabalhos.
Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará aconteceu em parceria com o Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE.
O apoio foi da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.
21 de novembro de 2022 às 10:11