Base Aérea de Fortaleza promove inclusão pelo esporte para jovens e crianças com deficiência
Por Redação 085 - Conexão085
A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) deu início, neste mês de junho, às atividades do Projeto João do Pulo (PJP), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza (APAE-FZ).
O projeto tem como objetivo atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla, priorizando as crianças, adolescentes e jovens, a partir dos dez anos de idade, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.
Os alunos recebem uniformes, material esportivo, alimentação de qualidade e, principalmente, a oportunidade de participar de modalidades de esportes adaptados, bem como atividades lúdicas e recreativas.
“É uma honra para todos os militares da BAFZ fazer parte de um Projeto no qual podemos fazer a diferença positivamente na vida dos beneficiados, na sua inclusão social e no desenvolvimento das suas habilidades motoras”, ressalta o Coordenador do Núcleo PJP /PROFESP (Programa Forças no Esporte) da Guarnição de Aeronáutica de Fortaleza, Capitão José Marcos de Oliveira.
A Coordenadora da APAE-FZ, Talita Fernandes, comentou sobre a parceria com a Força Aérea Brasileira: “É um momento muito importante, em que a Base Aérea abre as portas para as pessoas com deficiências, sejam elas com síndrome de Down ou autistas, promovendo a integração, inclusão e a socialização dos alunos com deficiência em uma Organização Militar”, disse.
Na ocasião, 26 alunos beneficiados iniciaram as atividades na Base Aérea, onde serão realizadas práticas esportivas, educacionais, apoio alimentar e momentos cívicos, visando o fortalecimento da cidadania, da inclusão e integração social.
“Será um momento de muito enriquecimento para eles, não apenas para a prática física, mas também para o lado cognitivo e emocional. Todas as terças e quintas realizaremos atividades ligadas à noção corporal, incorporando a coordenação motora, o equilíbrio, fazendo circuitos psicomotores, práticas de esportes visando o desporto, além da inclusão nas atividades com as crianças do PROFESP”, disse a professora da APAE-FZ, Michelle Medeiros.
Sobre o Projeto
O Projeto João do Pulo iniciou em 2015, ainda como um projeto para militares com deficiência, visando a promover a valorização pessoal e integração social, por meio do esporte.
O nome de João do Pulo é em homenagem ao extraordinário atleta militar João Carlos de Oliveira, que teve sua perna direita amputada em decorrência de um grave acidente automobilístico.
Nessa nova modelagem, o Projeto passa a contar com o apoio dos Ministérios da Cidadania, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação, e principalmente, com uma rede colaborativa de parceiros.
18 de junho de 2022 às 12:00