Barbalha celebra 178 anos de emancipação; conheça mais sobre o município
Por Redação 085 - Conexão085
Localizada na região do Cariri, no Ceará, e possuindo uma distância de 504 quilômetros da capital cearense, a cidade de Barbalha é um lugar rico em beleza natural que encanta os turistas. Conhecida por ser a terra dos verdes canaviais, legado deixado ainda do período da colonização, devido à cana-de-açúcar ter sido a sua principal atividade econômica na época, a cidade completa 178 anos de emancipação neste sábado, (17). E a equipe do Conexão 085 preparou uma matéria especial explorando sobre a cidade e enaltecendo suas riquezas.
A cidade de Barbalha carrega muitas histórias começando pelo seu nome que faz alusão ao de uma moradora da região que fazia de sua casa abrigo para tropeiros de gado que traziam consigo rebanhos de Pernambuco para passarem o período de escassez prolongada na região do Araripe. Com o tempo, a moradora se tornou conhecida na região por conta de seu acolhimento, levando a cidade a colocar o seu nome. Antes de se chamar Barbaria, a cidade se chamava Freguesia do Santo Antônio de Barbalha e, em 1838, adotou o nome de Barbalha.
Culinária
A culinária presente na região é muito diversificada, misturando sabores tradicionais do Ceará, Alguns desses ambientes são: Restaurante Sítio Pinheiros, Restaurante Tempero da Vovó, Casa Café Premium, Restaurante Melaço, entre outros.
Pontos Turísticos
Além da diversidade gastronômica, a cidade também possui beleza em pontos turísticos, e alguns deles são: Arajara Park, conhecido por ser o maior parque aquático do interior nordestino e uma ótima opção para passeio, ele fica localizado na Zona Rural de Barbalha, possuindo ingressos a partir de 22,50. Outra sugestão é o Balneário Recanto da Natureza, localizado no Sítio Farias Arajara, com horário de funcionamento de quarta a domingo, de 10 às 17h. E para os amantes de adrenalina, o Teleférico ecológico de Caldas é uma sugestão para o público interessado em sentir o “frio na barriga”, mas com segurança.
Curiosidades
– Barbalha ocupa a 7ª colocação no estado em IDH geral, a 9ª em IDH-Educação e a 4ª em IDH-Longevidade.
– A cidade possui Santo Antônio como padroeiro.
– O maior festival da região é a festa do Pau da Bandeira, que acontece em homenagem a Santo Antônio. Ela tem duração de 13 dias, e acontece anualmente entre maio e junho em Barbalha.
Barbalha se posiciona como um exemplo notável de como o respeito à tradição e à cultura podem caminhar lado a lado, oferecendo um vislumbre promissor de seu futuro.
17 de agosto de 2024 às 11:00