Artigo com participação de pesquisadores do Cariri ganha repercussão mundial

Por Redação 085 - Conexão085

Pesquisa publicada na Polar Research por um grupo de pesquisadores do Brasil – dos quais, três são apoiados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) – teve repercussão mundial por seu ineditismo e pela importância da descoberta, aparecendo em jornais como o New York Times e o Washington Post.

Com o título “Incêndios no período do Cretáceo Inferior na Ilha James Ross: um novo registro de carvão vegetal macroscópico na Península Antártica”, o trabalho detectou, pela primeira vez, fósseis de carvão vegetal que confirmam incêndios na Ilha James Ross, no Pólo Sul, uma região que hoje registra temperaturas quase sempre negativas é a quase toda coberta de gelo.

Os pesquisadores apoiados pela Funcap que participaram do estudo são Flaviana Lima, ex-bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional na Universidade Regional do Cariri (URCA), Renan Machado e Antônio Álamo Feitosa. Estes dois últimos foram beneficiados com o programa Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização e o Programa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores, também na URCA.

A pesquisa

De acordo com os cientistas, já haviam sido encontradas evidências fósseis de vegetais por toda a Antártica, o que indicava uma composição florestal e um clima mais quente que o atual na região durante o período Cretáceo, há aproximadamente 75 milhões de anos. A novidade publicada no artigo é que essa vegetação também era afetada por incêndios espontâneos.

Flaviana Lima afirma que “essa descoberta amplia o conhecimento sobre a ocorrência de incêndios vegetacionais durante o Cretáceo, mostrando que episódios assim eram mais comuns do que se imaginava” e isso representa uma contribuição significativa para os estudos paleobotânicos em todo o mundo.

Por toda essa relevância, o trabalho realizado pelos pesquisadores teve repercussão mundial, gerando matéria em publicações como o New York Times e o Washington Post, nos Estados Unidos; o National Geographic da Rússia; e o Navbharat Times, um dos jornais mais lidos diariamente na Índia. A íntegra do artigo está disponível (em inglês) no endereço polarresearch.net/index.php/polar/article/view/5487.

26 de novembro de 2021 às 14:00

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI

Apoio e patrocinio