Audiossérie destaca Ipê-amarelo, árvore símbolo de Fortaleza
Por Redação 085 - Conexão085
Março é o mês em que se comemora o Dia Internacional das Florestas e da Árvore. Para fortalecer o vínculo e a convivência harmônica das crianças com as praças da cidade, por meio da contação de histórias, surge o projeto “O Guardião da Praça”.
Voltada para o público infantil, a audiossérie de cinco episódios fala sobre um mistério que envolve o Ipê-amarelo, também conhecido como Caraúba, que foi instituído pela prefeitura da capital, em março de 2021, como Árvore Símbolo de Fortaleza.
Na audiossérie, um grupo de crianças é envolvido pela atmosfera de mistério. O grande propósito delas passa ser desvendar como o guardião da Praça Parque da Longevidade desaparece todos os dias. Assim, as crianças são envolvidas em uma relação de proximidade com os personagens e com a natureza.
“A ideia é provocar a identificação do público infantil com a cidade de Fortaleza, promover a ocupação dos espaços públicos, em especial as praças, estimulando uma nova relação com a cidade em que o fortalezense possa se engajar, nutrindo um sentimento de pertença de seu lugar social”, considera Alê Oliveira, autora e idealizadora do projeto.
Viver a praça Longevidade
Para colocar em prática a proposta da história “O Guardião da Praça”, será realizada a contação de histórias presencial neste sábado (5), às 9h, exatamente na praça descrita. Gratuitamente, a atividade reunirá em torno de 20 crianças, para que experimentem a sensação de liberdade e harmonia com o meio ambiente.
Além da contação, haverá atividade de desenho com gravetos e outros recursos. A Praça da Longevidade fica localizada entre os bairros Luciano Cavalcante e Jardim das Oliveiras. “Vamos proporcionar às crianças uma experiência nova, trazendo para realidade as fantasias das histórias”, comenta Alê Oliveira.
4 de março de 2022 às 14:00