Atrativos turísticos em Quixadá celebram a vida e obra de Rachel de Queiroz
Por Redação 085 - Conexão085
Há 45 anos, no dia 4 de agosto de 1977, a escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003) era eleita a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Ela venceu o jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda por 23 votos a 15, e, no dia 4 de novembro do mesmo ano, tomou posse na cadeira de nº 5.
Entre outras coisas, Rachel foi tradutora, romancista, jornalista, cronista e dramaturga, acumulando grande destaque na ficção social nordestina, especialmente com sua obra de maior sucesso: O Quinze. O livro relembra a grande seca de 1915, vivida pela escritora durante sua infância em Quixadá.
Além de história, algumas obras atiçam a curiosidade de leitores em conhecer um pouco mais daquele destino ou até mesmo de estar no local onde residiam aqueles autores, e não é diferente com Rachel de Queiroz.
Sua vida e obra acabaram por tornar alguns locais de Quixadá em atrativos turísticos, conheça alguns deles:
Memorial de Rachel de Queiroz
Um dos principais pontos de resgate da memória da grande autora cearense fica na praça Gladson Martins, também conhecida como Praça do Chalé, em Quixadá. Construído na década de 20 do século passado sobre um monólito, o Chalé da Pedra foi reformado e abriga, desde 2010, o Memorial de Rachel de Queiroz.
No local, os visitantes podem conferir livros, troféus, medalhas, diplomas, objetos pessoais e fotografias que mostram a escritora em diversas fases da vida. O acervo é dividido em três ambientes distintos, e a visita é conduzida por uma guia, que apresenta os espaços aos visitantes.
O formulário online de agendamento para visita guiada pode ser acessado nesse link.
Estátua
Aos pés do Chalé da Pedra, encontra-se uma estátua de bronze da escritora “Imortal” da Academia Brasileira de Letras, no jardim do Memorial de sua vida e arte, em Quixadá. A escultura, criada por Murilo Sá Toledo e inaugurada em 2012, é uma réplica da existente na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza.
Essa foi a forma encontrada pela Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ) e a Rede de Atenção Cego Aderaldo para exaltar e homenagear a ilustre representante da literatura brasileira, pelo conjunto de sua obra e a adoção de Quixadá como seu lar interiorano.
Centro Cultural
Também na mesma Praça do Chalé, no centro de Quixadá, encontra-se o Centro Cultural Rachel de Queiroz, nomeado em homenagem à grande escritora que colocou a cidade no mapa. É uma instituição subordinada ao poder público municipal, construída com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura. Possui dois pavimentos com um teatro e um anfiteatro.
Localizado na Rua José Jucá, o Centro Cultural oferece oficinas de audiovisual, música, teatro e artes plásticas especialmente voltadas para crianças e adolescentes. É também sede do Núcleo de Arte, Educação e Cultura de Quixadá.
Fazenda “Não me Deixes”
Ainda em Quixadá, a fazenda “Não me Deixes”, no distrito de Daniel de Queiroz, também mantém viva a memória da escritora que consagrou o gênero regionalista no país. Inaugurada em 1954, a fazenda tem uma área de 928 hectares e fica a 30 km da sede do município.
Rachel e o marido Oyama construíram a casa em 1955. Tijolos, portas e janelas, além dos móveis, foram feitos com materiais retirados da própria fazenda. O projeto da casa foi da própria escritora, e era caracterizado por elementos rústicos: cantareiras com potes de barro, o fogão era de lenha e mobília artesanal, desenhada pela proprietária.
O imóvel principal possui sete cômodos, ainda ocupados com peças originais da mobília, além de objetos pessoais e recordações da família que lá se formou. O lugar sempre foi um refúgio para Rachel, e até hoje é frequentado por familiares da escritora, que não deixou filhos.
O projeto “Nessa tarde não me deixes” promove visitas guiadas e uma série de atividades culturais na fazenda onde Rachel de Queiroz cresceu. Com valor de R$30 por pessoa, a visita dura de 13h às 18h e tem capacidade para até 50 pessoas.
O agendamento acontece com, no mínimo, 30 dias de antecedência, pelo telefone (88) 99980-8276 ou no perfil do Instagram.
4 de agosto de 2022 às 13:01