Página Interna

Atrações da Alemanha, Portugal e EUA estarão no 22° Festival Internacional de Dança de Fortaleza

Foto: Divulgação

Um dos maiores eventos de dança do país está perto de abrir suas cortinas e mostrar, na capital do Ceará, todo talento de bailarinos profissionais e amadores do Brasil e do mundo. Trata-se do 22° Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, que acontece de 23 de junho a 3 de julho, no Theatro José de Alencar.

O festival propõe a montagem de um panorama de dança no Ceará, sendo um momento único de intercâmbio cultural. Grupos e bailarinos da Alemanha, EUA e Portugal e 17 estados brasileiros estarão se apresentando. Ele tem ainda os programas de formação de plateia, permitindo o acesso da população à dança, por meio de sessões gratuitas ou de baixo custo.

O evento envolve uma maratona de apresentações e cursos, em diversos gêneros como Jazz, Ballet Clássico Livre, Clássico de Repertório, Estilo Livre, Contemporâneo, Jazz, Danças Populares, Sapateado, Danças Urbanas, Dança do Ventre, Dança de Salão, e nas diferentes categorias, como Baby, Pré, Infantil, Juvenil, Avançado, Experimental e Master.

Apresentações e competições que dão prêmios em dinheiro, bolsas de estudo em renomadas escolas de dança, passagens aéreas e participação em festivais nacionais e internacionais, fazem do Fendafor o local de realização de sonhos de artistas que buscam novas oportunidades.

As inscrições para a mostra competitiva do Fendafor estarão abertas até o dia 10 de junho, podendo encerrar antecipadamente a data final, caso as vagas sejam preenchidas. O evento tem a direção geral de Janne Ruth e artística de Atenita Kaira.

Programação

No dia 23 de junho, data da estreia para convidados, haverá apenas uma sessão, começando às 18h30, nos jardins do TJA, com a entrega do Troféu Fendafor de reponsabilidade social/cultural, entregue para personalidades que incentivam a dança e a cultura no Ceará, no Brasil e no mundo.

Uma novidade da edição deste ano é o Troféu Guivalde Almeida, que também será entregue no primeiro dia do evento, uma homenagem ao Grande Mestre do Ballet Clássico de São Paulo, que nos deixou precocemente. Esse Troféu passa a fazer parte do Fendafor e será concebido para grandes destaques do Ballet Clássico.

Em seguida haverá apresentações no palco principal com convidados nacionais e internacionais, e a noite termina com uma confraternização e show de humor no anexo do Theatro, a partir das 21h para convidados e parceiros.

Nos dias 24 e 25 de junho as apresentações começam às 17h, com mostras de dança desde o infantil até o adulto, com bailarinos inscritos de todo o Brasil. Logo após, às 19h, grupos inscritos e convidados da Mostra Internacional de Dança começam as suas apresentações para o público.

De 26 a 2 de julho acontecerão mostras competitivas e também os cursos, que iniciam já no dia 24 de junho até o dia 02 de julho. Pensando no deslocamento de bailarinos, todos os cursos serão concentrados no Theatro José de Alencar. Os bailarinos cearenses tem direito a um curso grátis e as inscrições estão no site do Festival sendo 21 opções nos mais diversos gêneros da dança.

Nos Jardins do TJA estará acontecendo, em todos os dias do evento, o Mercado da Dança, com apresentações gratuitas e diversos stands de lojas com produtos destinados a bailarinos, praça de alimentação, secretaria do evento, área de convivência e ao final do Festival serão promovidos algumas festas para bailarinos. O Mercado da Dança que tem entrada franca e terá muitas surpresas durante os 11 dias de Festival.

SERVIÇO: 

Fendafor 2022

Festival Internacional de Dança de Fortaleza

De 23 de junho a 3 de julho

Theatro José de Alencar

Informações: www.fendafor.com.br

Topo Logo

Apoio e patrocinio