Árvore rara que floresce uma vez na vida joga microflores no jardim do BNB
Por Redação - Conexão085
Quem passa pelo jardim na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, pode testemunhar um grandioso e raro espetáculo da natureza. O local, no bairro Passaré, está colorido de microflores de cor creme liberadas pela palmeira Palma Talipot, árvore rara que floresce uma vez na vida.
O espécime foi importado do Sri Lanka e faz parte do projeto da sede da instituição, o Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, elaborado pelo renomado paisagista Burle Marx.
A Palma Talipot possui uma espécie de coroa no topo ou castanha com até 8 metros de diâmetro, formada por mais de 1 milhão de microflores. O fruto da árvore precisa ser plantado com areia lavada, e ela precisa viver entre 40 e 80 para poder florescer.
Muita luz de sol e um ambiente bastante aberto podem acelerar o processo de florescimento Passado esse momento, a árvore entra no processo de morte e em seu último estágio suas folhas caem.
A sede do BNB possui três exemplares e esse é segundo que lança as microflores no local. A primeira vez que isso aconteceu no jardim do Banco foi em 2014.
19 de fevereiro de 2022 às 11:00