Artesãs cearenses serão protagonistas de exposição no CRAB, no Rio de Janeiro, uma das maiores vitrines do artesanato
Por Redação - Conexão085
O projeto Travessias Artesanais, lançado em 2023, viverá agora um novo capítulo: o lançamento de uma exposição no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado na histórica Praça Tiradentes, no coração do Corredor Cultural do Rio Antigo. Com uma missão clara de promover o artesanato nacional e enaltecer os produtos feitos à mão no Brasil, o CRAB se tornou uma das principais vitrines da arte popular brasileira.
O projeto Travessias Artesanais, que nasceu em 2023 da parceria do Sebrae/CE com as Oficinas Catarina Mina, foi um desdobramento natural do trabalho que surge com a missão de aprofundar a valorização dos saberes tradicionais de novos grupos produtivos espalhados pelo Ceará.
Ao longo de um ano, o projeto acompanhou grupos de artesãs e suas técnicas em seis cidades diferentes: o labirinto de Aracati, a renda de bilro de Trairí, o filé de Jaguaribe, o crochê de Curral Grande, o trabalho em fibra de croá de Tianguá e o artesanato em palha de carnaúba de Sobral.
Ao ampliar o alcance sobre as potências criativas do estado, o Travessias Artesanais trouxe novos olhares para esses saberes tradicionais, com a colaboração de designers renomados, como Dudu Bertholini, David Lee, Marina Bitú, Érico Gondim, Márcia Hissa e a própria fundadora da marca, Celina Hissa, que colaboraram no desenvolvimento de coleções exclusivas, ampliando a visibilidade e o impacto dessas tradições.
Travessias Artesanais gerou resultados expressivos: ao longo de seis meses, foram gerados R$ 125.285,00 em renda total, beneficiando diretamente 135 artesãos, dos quais 92% são mulheres. Essas atividades impactaram indiretamente 418 pessoas por meio da renda gerada. No total, foram realizadas 13 oficinas em diversos municípios, além de 9 eventos, incluindo seminários, feiras nacionais e internacionais.
Agora, o projeto atinge um novo patamar com a Mostra Travessias Artesanais, tendo como palco o CRAB. Desde sua fundação, o CRAB tem sido um espaço vital para a valorização da produção artesanal de diversas regiões do Brasil, com exposições que revelam as histórias, origens e territórios de suas criações, como Piauí, Amazonas, Vale do Jequitinhonha (MG), Caicó (RN), Paraíba e Pernambuco. Seu acervo abriga, atualmente, uma coleção de 1.900 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras.
Entre as obras mais significativas estão as cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), de João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL), Mestre Nuca; as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI), e o couro colorido de Mestre Espedito Seleiro (CE).
A exposição trará ao público do Rio de Janeiro e de todo o Brasil a riqueza do Ceará artesanal, explorando as tipologias e histórias que permeiam o estado, desde o litoral até o sertão, por meio de um amplo mapeamento criativo, produções audiovisuais, registros de processos, técnicas, ferramentas e instrumentos e peças de coleções desenvolvidas pelas artesãs cearenses em colaboração com os designers que participaram do projeto.
Travessias Artesanais cruzará o país, saindo do Ceará e chegando ao Rio de Janeiro, convidando todos a conhecer de perto as técnicas, histórias e pessoas que fazem do artesanato cearense uma prática ancestral e contemporânea, em um dos distritos criativos mais importantes do Rio.
Sobre a Catarina Mina:
Catarina Mina é uma marca cearense que alia moda e impacto social, com um forte compromisso com a sustentabilidade e o empoderamento feminino. Conectando artesãs e consumidores, a marca promove a cultura do Ceará por meio de criações feitas à mão, conhecidas por abrir os custos de produção e incentivar o consumo consciente. Em 2024, a Catarina Mina estreou na São Paulo Fashion Week, reafirmando seu posicionamento inovador. Além disso, a marca é membro signatária do Pacto Global da ONU, comprometida com práticas responsáveis no mercado da moda.
Saiba mais em: www.catarinamina.com.br.
Celina Hissa
Celina Hissa é a fundadora e diretora criativa da Catarina Mina, uma marca cearense que combina moda, sustentabilidade e impacto social. Com uma visão inovadora, Celina liderou a iniciativa de transparência nos custos de produção, incentivando o consumo consciente e valorizando o trabalho artesanal. Sob sua direção, a Catarina Mina se tornou referência em design sustentável, além de estrear na São Paulo Fashion Week em 2024. Celina também é uma voz ativa na promoção do empoderamento feminino e na preservação da cultura artesanal cearense.
Serviço:
- Mostra Travessias Artesanais
- A partir de 13 de setembro de 2024
- Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
- Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h
- Ingresso: entrada franca (é necessário apresentar documento com foto na recepção)
- Site: https://crab.sebrae.com.br
9 de setembro de 2024 às 11:41