Artes visuais: 73º Salão de Abril será aberto para visitação neste mês de setembro

Por Redação 085 - Conexão085

A mostra de artes, uma das mais longevas e aclamadas do País, terá acesso aberto e gratuito ao público. Foto: Divulgação/PMF.

Com mais de sete décadas de história, a edição de 2022 do Salão de Abril será aberta para visitação do público na próxima quinta-feira, 8 de setembro, às 10h. Esta é a 73ª edição do evento de artes visuais, que é uma das mostras mais longevas e aclamadas do país.

O Salão ocorre no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza, e ficará aberto para visitação de terça a sexta-feira, sempre das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 16h. O acesso é gratuito.

Para esta edição, 33 projetos artísticos foram selecionados, sendo 30 do estado do Ceará e outros três dos estados: Piauí, Paraíba e Bahia. A temática dialoga com o centenário de um dos períodos disruptivos da cultura brasileira, a Semana de 22, e homenageia também os centenários de Antônio Bandeira e Aldemir Martins.

“Todos os anos, o Salão se torna um espaço importante de diálogo com o que ocorre no Ceará e no País, quando se fala em artes visuais. É um evento imperdível. Convidamos a todos os fortalezenses e turistas para prestigiarem as artes plurais que estarão expostas”, convida o secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

A iniciativa é uma ação da Prefeitura de Fortaleza, por meio da sua Secretaria da Cultura e do Instituto Cultural Iracema (ICI). Compuseram a equipe curatorial: o cearense Jared Domício, a pernambucana Ué Prazeres e o paulista Rafael Domingos.

Edição número 73

Para a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Cássia Campos, ao longo da sua existência, o Salão de Abril tem se consolidado enquanto espaço plural de fruição, que ajuda a projetar e conectar as diversas produções no campo das artes visuais no Ceará.

“É uma alegria imensa poder contribuir para com uma das mostras mais importantes e antigas do Brasil, que atua como um catalisador da arte sempre em diálogo com o que ocorre no país”, completa.

Homenagens

Entre os homenageados cearenses, Antônio Bandeira (1922 – 1967) foi um dos maiores artistas visuais do Estado e do Brasil, figura que dialoga com o Salão desde sua origem, tendo sido o primeiro vencedor da mostra, no ano de 1943.

Bandeira, junto de outros artistas da época, como o também artista plástico cearense Aldemir Martins, grande nome das artes no País e no exterior, integravam a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), que, em 1946 assumiu a realização do Salão de Abril.

Aldemir Martins (1922 – 2006) foi pintor, gravador, desenhista e ilustrador, atuou em diversas frentes, mobilizando artistas e abrindo frentes. Teve participação em eventos nacionais e internacionais em países como Espanha, Peru, Suécia, Paris, Suíça e Japão.

O Salão ficará aberto para visitação durante todo o mês de setembro e em parte de outubro, indo até o dia 22 deste mês. Os catálogos de outras edições do evento, bem como o mapeamento de artistas e obras que já participaram estão disponíveis no site do Salão de Abril.

SERVIÇO
Abertura: 08 de setembro
Horário: 10h
Funcionamento: de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados das 10h às 16h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim: Rua General Sampaio, 1632 – Centro
O acesso é gratuito

2 de setembro de 2022 às 17:03

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens
FastFarma
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL

Apoio e patrocinio