Página Interna

Aplicativos de mobilidade urbana crescem no interior do Ceará

Foto: Freepik

Os aplicativos de mobilidade urbana têm se popularizado por toda a região da Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará. A tecnologia aos poucos vai ganhando espaço longe dos centros urbanos, permitindo que a população tenha mais acesso. A cidade de Tianguá, a 320 km de Fortaleza, é um dos municípios onde os aplicativos estão se popularizando, por exemplo.

Na visão do doutor em engenharia de transporte e professor da UFCA, Ary Silva, os apps de mobilidade urbana vêm se tornando importantes nas cidades do interior, especialmente naquelas onde não existe uma rede de transporte urbano bem estruturada.

“Mobilidade é complexa, depende muito da cultura da população e do estilo de vida. Há um leque de informações, trabalha com várias linhas, depende de economia, cultura, socialização”, explica.  A tecnologia, contudo, tem que chegar com adaptações para as particularidades de cada cidade, considerando o acesso da população à tecnologia e as principais rotas.

“É difícil, mas eu creio que se a gente conseguir acertar agregando demais modais e integrando modais, a tendência mundial é conseguir integrar esse sistema como um todo para facilitar a vida das pessoas para elas conseguirem se locomover na geografia da região” conclui o especialista.

Topo Logo

Apoio e patrocinio