Amanda Venâncio dá dicas de como se organizar neste início de ano

Por Redação - Conexão085

Foto: Divulgação

Para começar o ano de forma mais organizada, especialmente para empresários e empreendedores, é fundamental ter objetivos claros para ser trabalhado ao longo do ano. Segundo Harvard Business Review, estabelecer metas específicas, como, por exemplo, aumentar as vendas em 15%, melhorar a margem de lucro em 10% ou reduzir custos operacionais em 5%, são objetivos mensuráveis para iniciar o ano com pé direito.

Amanda Venâncio, contadora e diretora-executiva da Secran Group, empresa especializada em contabilidade, consultoria empresarial e gestão financeira, compartilha ao Conexão dicas valiosas para se organizar nesse início de ano. Em entrevista à equipe do portal, Amanda conta que os primeiros passos são definir um objetivo claro.

“Já diz a máxima, se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho será válido. Avaliar com calma o que se deseja para você e o seu negócio para o novo ano é imprescindível! O objetivo é aumentar as vendas, ter uma maior margem, melhorar as finanças em geral… cada objetivo exige um planejamento e organização diferente. Após saber para onde se quer ir, é importante organizar as tarefas a serem feitas e encaixar na sua rotina. Planeje todos os passos, tenha um cronograma de ações e tenha disciplina para cumpri-los. Também é super importante acompanhar todo mês seu resultado, parar e refletir sobre o que deu certo e o que não deu, e ajustar os rumos! Isso exige um tempo, ou seja, parar um momento (ideal é ser até fora da empresa e levar alguém para dividir as ideias com você), pensar com calma, e anotar tudo direitinho”, afirma a Amanda.

Como podemos definir metas realistas e alcançáveis para o ano? Quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentar organizar suas finanças no início do ano?

Para definir metas claras, é necessário ter dados. Como você pode definir metas se não possui dados históricos? Ainda bem que nunca é tarde para começar a controlar. Saber quanto você vende, quais produtos têm maior saída, qual é o custo da sua operação e qual é sua margem de lucro são informações essenciais, todas registradas de forma histórica. A maioria dos empresários erra ao negligenciar esses dados. Não analisar as informações e não registrar cada centavo são fatores cruciais que levam muitas empresas a não alcançarem seus objetivos. Outro erro muito comum é criar metas arrojadas demais. O ideal é sempre ter metas desafiadoras, obviamente, mas exequíveis. E ter uma premiação também. Que tal se premiar com aquela viagem caso você consiga alcançar suas metas do ano?”.

Quais estratégias você sugere para organizar as finanças para quem continua pensando no planejamento? O primeiro passo é controlar cada centavo que entra e cada centavo que sai. Não subestime os gastos menores, pois eles também fazem diferença. Quando tiver esses dados organizados, transforme-os em informações úteis. Crie formas de analisar essas informações para definir estratégias. Após analisar os dados, tome ações concretas para melhorar continuamente. Evite metas irreais; elas devem ser claras e alcançáveis.”

Mas afinal, como se organizar? Anota em um caderno? Um planner? Agenda virtual ou física?

“Costumo dizer que o melhor sistema é aquele que funciona para você. Já vimos empresas que não usavam nada além de uma planilha e conseguiam controlar tudo, e outras que possuíam sistemas sofisticados e ainda assim não tinham controle efetivo. Eu gosto do simples que funciona! Muitas vezes, um Excel, ou planner, já resolve a maioria das necessidades. O jogo não é ganho pela ferramenta; ela ajuda, mas diria que apenas 20% do resultado se deve a ela. O segredo é utilizar os dados coletados e consolidados para tomar decisões assertivas e colocá-las em prática”, explica a empresária.

É possível equilibrar as metas pessoais e profissionais na hora de planejar o ano?

“É fundamental estabelecer metas para ambos os âmbitos e garantir que elas não sejam contraditórias. Defina limites claros entre sua vida profissional e pessoal. Lembre-se: descansar não é um luxo, é uma necessidade e o equilíbrio perfeito não existe. Em certos momentos, você precisará focar mais na vida profissional do que na pessoal e vice-versa. E tudo bem, desde que seja temporário e planejado”, finaliza Amanda Venâncio.

9 de janeiro de 2025 às 16:16

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner
WD Passagens
FastFarma
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL

Apoio e patrocinio