Aluna cearense representará o Brasil em jogos Pan-Americanos Universitários
Por Redação - Conexão085
Marina Lima começou a demonstrar suas habilidades no xadrez ainda aos dez anos de idade. E com os bons resultados obtidos na mesa, a jogadora tem mostrado grande aptidão para uma carreira promissora no esporte.
Campeã cearense quatro vezes na modalidade, a aluna de Direito do Centro Universitário Farias Brito – FB UNI vai representar a instituição e o Brasil na 2ª edição do FISU América Games, os jogos Pan-Americanos Universitários, que acontecem de 14 a 26 de outubro, em Mérida, no México.
A universitária foi convocada para a competição internacional ao conquistar a medalha de prata durante as seletivas, que ocorreram em maio, em Rio Verde, Goiás. Marina também já participou de olimpíadas nacionais, sendo considerada como Campeã Brasileira Sub 20 na categoria Feminino em três modalidades: relâmpago, rápido e clássico.
“Sou apaixonada pelo xadrez e quando eu comecei a perceber que poderia conquistar muitas coisas através desse esporte, conhecer novas pessoas, viajar e poder visitar lugares diferentes, fiz disso uma motivação para ser cada vez melhor”, revela a estudante, que disputará pela primeira vez fora do país.
O professor de xadrez da Escola Farias Brito, Moézio Correia, também celebra a classificação da estudante. “É muito gratificante poder acompanhar alunas como a Marina, que desde criança busca se desenvolver no esporte e se propõe a superar seus desafios”, comemora.
O professor também aponta um dos benefícios da prática: “o mais interessante que eu acho é ver como ela usou o xadrez para lidar com outras questões, como as crises de ansiedade que ela conseguiu controlar através do alto desempenho nessa área”, destaca.
Os Jogos Pan-americanos Universitários são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Brasil irá competir em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, futebol, futsal, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
7 de outubro de 2022 às 9:15