Águas do São Francisco são liberadas para o Ceará e seguem até o Açude Castanhão

Por Redação - Conexão085

Foto: Ascom SRH

As águas da Transposição do Rio São Francisco chegaram nesta sexta-feira (16) à barragem de Jati, no Cariri cearense, em uma vazão de 6,5m³ por segundo e seguem pelos 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC). A medida, estratégica diante do cenário de chuvas abaixo da média no estado do Ceará, foi solicitada pelo governador do Estado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Com a chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), liberou, ainda nesta sexta-feira (16), uma vazão para o Açude Castanhão. A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do CAC, localizada no município de Missão Velha.

A partir do acionamento da comporta, as águas percorrerão um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, garante que a previsão é que o desague no Castanhão aconteça em até 20 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.

“A transferência de água representará um aumento na garantia hídrica humana da Região Metropolitana de Fortaleza, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe”, informa.

Foto: Ascom SRH

Para o governador Elmano de Freitas, a medida neste momento é estratégica diante das chuvas registradas nos últimos dias. Com o solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, são reduzidas as infiltrações e, com isso, o desperdício de água. Segundo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará terá maior probabilidade de chuvas abaixo da média em 2024.

“Agradeço ao ministro Waldez Góes e ao presidente Lula pelo compromisso em atender, prontamente, essa importante medida que visa minimizar os efeitos da escassez hídrica para os cearenses”, reforçou o governador.

Com a liberação, será realizada uma avaliação técnica constante para fazer o controle eficiente da liberação de água da Transposição conforme os níveis de chuva, priorizando o máximo de recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água no trajeto.

17 de fevereiro de 2024 às 12:30

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI

Apoio e patrocinio