Aeroporto de Fortaleza conquista 3º lugar no programa Aeroportos Sustentáveis, da Anac
Por Redação - Conexão085
Operado pela alemã Fraport, o Aeroporto de Fortaleza conquistou o terceiro lugar no programa Aeroportos Sustentáveis, na categoria “acima de cinco milhões de passageiros por ano”.
O primeiro lugar foi para o Aeroporto de Belo Horizonte, cuja responsável é a empresa BH Airport. Em segundo ficou o equipamento de Salvador, operado pela Vinci Airports.
A participação no programa é voluntária e os aeroportos participantes são avaliados da adoção de iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais da operação aeroportuária.
A premiação é uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a promoção da sustentabilidade em aeroportos nacionais.
A participação é voluntária e nesta edição de 2022, houve a participação de 53 aeroportos e foram avaliadas as ações para diminuir os impactos ambientais da operação aeroportuária.
Sobre o Programa
Foram elaborados critérios de avaliação distribuídos em quatro categorias, de acordo com a classe do RBAC nº 153 emenda nº 06 em que o aeroporto se enquadra:
Categoria: Até duzentos mil passageiros por ano (refere-se a classe I do RBAC nº 153);
Categoria: Até um milhão de passageiros por ano (refere-se a classe II do RBAC nº 153);
Categoria: Até cinco milhões de passageiros por ano (refere-se a classe III do RBAC nº 153);
Categoria: Acima de cinco milhões de passageiros por ano (refere-se a classe IV do RBAC nº 153).
Ainda foi utilizada a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para atribuição de valores percentuais aos critérios do programa de acordo com a sua importância em relação aos demais.
A pontuação total dos participantes em função do cumprimento dos critérios é utilizada para fins de classificação no Aeroportos Sustentáveis, sendo:
Primeira Classe – Aeroportos que obtiverem pontuação final igual ou maior do que a média simples da sua categoria;
Classe Executiva – Aeroportos que obtiverem pontuação final menor do que a média simples da sua categoria.
24 de junho de 2023 às 12:30