A influência da maquiagem na autoestima e no empoderamento pessoal
Por Redação 085 - Conexão085

Desde sua origem, a maquiagem se caracteriza pela aplicação de produtos cosméticos na pele, especialmente no rosto, visando realçar a aparência, e destacar características faciais. Além de ser um complemento da estética feminina, a maquiagem também é uma maneira de expressar identidades, e fortalecimento de imagem pessoal.
O maquiador, Alex Pinheiro, conta como a maquiagem pode influenciar a autoestima. “A influência da maquiagem na autoestima de uma pessoa é diretamente proporcional ao seu estado de espírito, pois ela serve muitas vezes de trampolim para um estado emocional positivo”, detalha o maquiador, que acredita que a maquiagem pode representar uma pessoa, como, por exemplo, o delineado marcante usado pela cantora britânica, Amy Winehouse.
Em relação a como a maquiagem pode ajudar as mulheres a se sentirem mais empoderadas em situações do dia a dia, Alex fala que a maquiagem é um instrumento da boa aparência, e quem a utiliza passa uma imagem positiva para enfrentar o seu dia.
A respeito de como a maquiagem ajuda as pessoas a lidarem com momentos de vulnerabilidade ou insegurança, o maquiador detalha. “A maquiagem transforma situações e pessoas, então se alguém estiver passando por algo que a deixe triste, uma make levanta o seu astral, segura para qualquer coisa”, fala o profissional.
Alex também diz sobre as diferenças entre maquiagem como arte e maquiagem como ferramenta de empoderamento pessoal. “Ao meu ver existe uma diferença, pois a make como arte ela expressa um estado emocional de quem a está criando, e embora a make como empoderamento tenha o mesmo sentido, mas quem está fazendo saberá os seus limites, já na arte não tem limites”, informa o maquiador.
Para o profissional, um dos meios para a indústria da maquiagem promover a diversidade e a inclusão é quebrando os paradigmas e deixando a maquiagem acessível a qualquer pessoa, sem divisão por gênero.
1 de dezembro de 2024 às 14:00